Reação nas vendas de veículos.
As vendas de veículos, em queda livre desde julho, reagiram no mês passado. Em outubro, foram vendidos no mercado interno 105,42 mil unidades, entre automóveis e comerciais leves (caminhonetes, furgões e pequenos utilitários), com crescimento de 11,7% na comparação com setembro. Mas, contra outubro de 2000, as vendas do mês passado ainda apresentam uma queda de 14,7%.
Os números trocados entre as montadoras (ainda não oficialmente divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea) são relativos às vendas no atacado (dos fabricantes para a rede de concessionárias). O início de recuperação, portanto, ainda não é reflexo da guerra de promoções no varejo iniciada na semana passada, com o juro zero para a venda financiada adotado por quase todas as marcas. No atacado, o impacto das promoções só será sentido a partir deste mês.
Esse aquecimento se deve ao início do período mais forte em vendas para as fábricas, que vai de outubro a março. Segundo um executivo de uma grande montadora, que não quis se identificar antes que os números sejam públicamente divulgados, o comportamento das vendas em outubro ficou dentro do esperado: acima da média histórica de crescimento das vendas para o mês, em torno de 6%, mas ainda abaixo do registrado em outubro do ano passado em termos de volume.
A Fiat Automóveis foi novamente a montadora com melhor desempenho, com 27,4 mil unidades vendidas e 26% de participação no mercado interno em outubro. No acumulado do ano, a Fiat tem agora 27,2% de participação no segmento automóveis mais comerciais leves, com 346,5 mil unidades vendidas. Entre as quatro grandes montadoras, a Fiat foi a que mais cresceu no atacado este ano: 19,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, contra a média do mercado que bateu em 10,2%.
A diferença de volume de venda entre a Fiat e a Volkswagen é pequena, mas a montadora de São Bernardo do Campo não conseguiu até agora reverter a tendência de aumento mês a mês da distância para a primeira colocada.
A Volks vendeu 26,8 mil unidades em outubro, o que lhe garantiu 25,4% de participação de mercado. Mas com 339 mil unidades vendidas no acumulado do ano, a montadora aumentou em apenas 6% suas vendas na comparação com o mesmo período de 2000.
Além de ver ameaçada sua liderança de 34 anos no mercado brasileiro, a Volks também enfrenta o avanço da GM, que vendeu apenas 29 unidades a menos que a rival no mês passado. Neste ano, a GM acumula 292,4 mil unidades vendidas e uma participação de mercado de 23%, com 6,5% de crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado.
A Ford é a única entre as quatro montadoras que ainda patina, com queda nas vendas de janeiro a outubro de 4,6% na comparação com 2000, e uma participação de mercado reduzida a 7,3%.
No mês passado, a Ford vendeu apenas 6.794 veículos, quase o mesmo que a estreante Renault, que comercializou 5.520 unidades e tem hoje 5,2% departicipação no mercado nacional de automóveis e comerciais leves.