RA 3 análisa cenário do crédito no país
A concorrência na prestação de serviço de consultas de crédito foi o principal assunto da reunião que a regional administrativa 3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) realizou, ontem, na sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes. O encontro reuniu 11 das 12 entidades que integram a regional do Alto Tietê.
Presidentes das Associações Comerciais do Alto do Tietê
Uma análise do setor foi feita pelo colaborador da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Othávio Parisi, que tem trabalhado no projeto de fortalecimento da marca SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), serviço considerado um dos maiores da América Latina devido ao banco de dados da Rede Nacional de Informações Comerciais (RENIC).
Parisi contou aos dirigentes presentes, que a principal concorrente do SCPC tem trabalho fortemente na captação de grandes clientes das Associações Comerciais. Para ele, as entidades precisam trabalhar para proteger o seu principal serviço. “Nosso foco, hoje, é a blindagem do cliente e a otimização dos consultores nas cidades”, disse.
Othávio Parisi fala sobre o cenário de crédito no país
Esta otimização dos consultores especializados em vender o SCPC e de agregar novos associados, explica Parisi, ganhou força com a terceirização do departamento comercial em 18 Associações Comerciais do Estado de São Paulo, que passaram a contar com um braço da ACSP em seu município.
Para o vice-presidente da RA 3, Anunciato Thomeo Sobrinho, o trabalho dos profissionais vindos da ACSP tem ajudado no crescimento de muitas entidades. “Os profissionais terceirizados são gabaritados e capacitados, uma mão de obra que, muitas vezes, as associações não encontrariam em suas cidades. Desta forma, elas estão conseguindo aumentar o quadro associativo e, principalmente, a receita por conta do crescimento do número de consultas”, falou.
O presidente da ACE-Guarulhos, Wilson Lourenço, que participou da reunião, concorda que a marca SCPC precisa ser fortalecida, principalmente com um trabalho de divulgação por meio de veículos de comunicação. Lourenço aproveitou o encontro para trocar experiência com os presidentes das outras entidades. “Reuniões como esta são importantes para nós sentirmos como as outras Associações Comerciais tem trabalho, uma troca de experiência importante para o desenvolvimento do associatitivismo e do empreendedorismo”, falou.
A regional administrativa 3 é composta pelas Associações Comerciais de Arujá, Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Izabel e Suzano.