ACE-Guarulhos

Quando bem feito, trabalho do RH pode ajudar a vender

A ACE-Guarulhos fechou na noite desta quinta-feira, 21, o ciclo de palestras que comemorou os 53 anos de atividades da entidade. O encontro reuniu especialistas em Recursos Humanos e falou sobre técnicas de gestão de pessoas que podem trazer resultados práticos não apenas no dia a dia dos funcionários, mas nas vendas da empresa.

Com 10 anos de experiência na área, Daniela Lima é a prova viva de que o bom trabalho de RH pode levar a reflexos positivos nas vendas. Depois de ajudar a implantar uma série de projetos interessantes para funcionários da indústria de cadeiras Flexform, de Cumbica, os resultados foram tão satisfatórios que Daniela foi para o setor de marketing da empresa, ou seja, diretamente ligada às vendas.

“O RH é o coração de qualquer empresa. É ali que precisa ser bombado o sangue para os outros setores. Os projetos que desenvolvemos no RH da Flexform motivaram, inspiraram e valorizaram as pessoas. Esse é o segredo. Lembrar que são as pessoas o fator mais importante de tudo”, explicou Daniela.

Na palestra, a agora ex-gerente de RH mostrou projetos de sucesso implantados na Flexform, como o que colocava funcionários para conversar periodicamente com a diretoria e o que levava o RH para a linha de produção a fim de resolver pequenos problemas com mais rapidez. “A frase que temos em nossa recepção (‘Aqui se trabalha com alegria’) é uma cultura verdadeira”, afirmou.

Para se ter uma ideia dos resultados obtidos com as técnicas de gestão de pessoas implantadas, mesmo com a crescente crise econômica – que ceifou vagas e reduziu benefícios –, a empresa figura também de forma crescente no guia das 150 melhores empresas para se trabalhar, produzido anualmente pela revista Você S/A.

“Em 2013 fomos a única empresa de Guarulhos a figurar no guia, em 100º lugar. Era o início da crise. Em 2014, fomos a 12ª do Brasil. No ano seguinte, a 1ª no setor de móveis”, lembrou Daniela. A classificação feita pela revista leva em conta vários fatores, mas principalmente a satisfação dos funcionários com o empregador.

Antes de Daniela, falaram a secretária do Trabalho da Prefeitura de Guarulhos, Patrícia Ianda; o fundador do Clube do RH, Jackson Dorta; outro membro do Clube do RH, João Carlos Prato; e a gestora do Ciee, Simone Lopes.

Sair da versão mobile