Qualidade de Vida Melhora a Produtividade no Trabalho
Com mais freqüência do que muita gente admite, o estado psicológico do empresário influencia seu comportamento na condução do negócio. A intuição – um sentimento indefinido, uma sensação ou reação instintiva – é o exemplo mais antigo e evidente da importância de manter um bom equilíbrio mental e emocional para o sucesso na direção de qualquer companhia.
Depois de anos de trabalho incessante, quando o negócio já anda sozinho e o dinheiro não é mais a única prioridade, muitos entrepreneurs bem-sucedidos perdem a motivação, o gosto pela liderança e a clareza de objetivos. Às vezes, perdem mercado ou o próprio negócio devido à depressão que os imobiliza.
O jovem empresário que ainda luta para consolidar sua empresa e tem que se multiplicar nas mais diversas atividades administrativas, por outro lado, precisa encontrar energias extras para consolidar o negócio e tende a desenvolver outro distúrbio de comportamento, a hiperatividade. A dispersão, a falta de concentração e a depressão levam ao stress, que se pode tornar o principal inimigo interno do diretor de empresa ou empresário.
A administração da cabeça do empresário e do estado de espírito, do ânimo e do entusiasmo de seus empregados – o balanço psicológico da empresa – é o melhor remédio para aumentar a satisfação pessoal no dia-a-dia da linha de produção. É preciso sempre levar em conta que, na vida profissional de um administrador, autoconhecimento, vitalidade, inteligência, saúde física e mental formam a base do seu capital humano, que define o estilo, a personalidade e a atitude – os únicos bens de capital inalienáveis do empresário.
Perigos da arrogância
A melhor maneira de conferir se o seu estilo empresarial está precisando de alguns ajustes psicológicos é identificar se tende a cometer certos erros de comportamento que influenciam negativamente a administração da empresa. Se não forem corrigidos a tempo, muitos desses erros administrativos – frutos da arrogância, da ignorância e da insensibilidade – podem acabar com o seu negócio.
O Successful Business Management, do Grupo Hume, uma das maiores consultorias de administração de micro e pequenas empresas do mundo, identifica alguns erros que podem ser fatais: ficar sem capital de giro, ignorar clientes e empregados, individualismo excessivo, improvisação e irresponsabilidade contábil.