Vinte pessoas foram presas, em São Paulo, tentando receber ilegalmente dinheiro do PIS. Elas conseguiram documentos falsos com uma quadrilha de estelionatários. Na hora de pagar o benefício, o banco desconfiou.
São pessoas humildes, desempregados, que foram parar na cadeia da Polícia Federal. Eles tentaram sacar ilegalmente o dinheiro do PIS. Cerca de 600 reais cada um. Eles apresentaram na Caixa Econômica certificados de aposentadoria por invalidez falsos. O negócio foi oferecido na rua por uma quadrilha de estelionatários.
Eu disse não aposentei ainda. Ele disse a gente dá um jeito?. E em troca, me pediu 50%, conta Osvaldo Alexandre da Silva, desempregado.
Os funcionários do banco desconfiaram da fraude por dois motivos: a grande quantidade de pessoas tentando sacar dinheiro do PIS no mesmo dia, e a assinatura que aparece no fim do certificado, de uma pessoa que não existe.
Os falsificadores não foram localizados. Sem o dinheiro do PIS e na cadeia, agora os desempregados dizem que estão arrependidos. Agora não tem mais jeito. Me sinto mal, relata o desempregado Adelino de França.
Eles visavam algum tipo de vantagem e tinham plena consciência de que não eram deficientes. Portanto, não podiam fazer um saque de PIS, afirma Celso D'Arcke, assessor da Polícia Federal. Todos vão responder pelo crime de estelionato e podem pegar até cinco anos de prisão.