Páscoa 2005 terá ovos maiores e mais opções para crianças
Os fabricantes de chocolates estão otimistas para a Páscoa 2005. O crescimento nas vendas deve ser de 5% este ano, comparado ao ano passado, mas com perspectivas de superar essa marca, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Para aproveitar o bom momento de vendas de chocolates, os fabricantes estão investindo em cerca de 110 lançamentos diferentes para este ano. A expectativa é de que sejam produzidas perto de 100 milhões de unidades de ovos de Páscoa. O volume será 10% maior, se comparado a 2004. “A Páscoa é um período propício para consolidar a marca no mercado e fidelizar o consumidor”, diz Getúlio Ursulino Netto, presidente da Abicab.
O Brasil já está em segundo lugar em termos de produção de ovos de Páscoa, perdendo apenas para o Reino Unido, líder nesse ranking. Mas, na lista de maiores produtores mundiais de chocolate, o Brasil figura em quinto lugar, perdendo para a França.
O faturamento do setor em 2004 fechou na casa dos R$ 4,7 bilhões. Para este ano, a expectativa é de 19,4 mil toneladas. A indústria deve faturar R$ 535 milhões. A expectativa da indústria é de que as vendas de ovos de Páscoa de 200 gramas e de 500 gramas cresçam, tendência está atrelada à ligeira elevação do poder de compra do consumidor.
Lançamentos – Como o apelo para a venda de ovos de Páscoa está muito ligado ao público infantil, a indústria está investindo pesado em licenciamento de personagens e em brindes nos ovos. Os carros-chefes da Garoto são os ovos da Barbie, que vêm com um relógio digital; do Shrek, com uma mini lanterna; e do Taz, com uma tatuagem. Segundo Ronaldo Carneiro, gerente executivo de marketing da Garoto, a expectativa é de que as vendas sejam 5% maiores do que no ano passado. A empresa deve focar sua campanha de marketing no ponto-de-venda com 3 mil promotores.
Arcor – A Arcor tem uma expectativa ainda mais otimista, com a perspectiva de um incremento das vendas da ordem de 15%, conforme Gabriel Porciani, gerente de marketing da fabricante. A empresa deve reforçar o apelo dos ovos de Páscoa das marcas Tortuguita, Taminha e dos times que estampam a linha de futebol.
Já a Nestlé está apostando todas as fichas no lançamento do ovo de Páscoa light, com 25% menos calorias que o tradicional e que vai custar cerca de 20% a mais que os convencionais. A empresa espera ampliar suas vendas em 10%. Já a Neugebauer investe no lançamento do Ovo de Páscoa Noite de Gala para reforçar o apelo de vendas da marca. A expectativa da empresa, que completa 113 anos no País, é de vender 6% a mais em 2005. A Fachga Chocolatier aposta nos ovos de Páscoa com açaí e granola. A empresa deve fabricar 21 toneladas de chocolates, 5% a mais do que em 2004.
Dora Carvalho