O presidente da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (Abamec), Humberto Casagrande, afirmou que as propostas do PT para o mercado de capitais podem trazer benefício indireto de curto prazo para o segmento. “Os primeiros impactos devem ser sentidos à medida que os investidores perceberem que o mercado de ações faz parte da agenda do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.”
Para Casagrande, as perspectivas para essa área da economia são positivas com a vitória de Lula no segundo turno das eleições. Ele lembrou que o PT endossou o Plano Diretor do Mercado de Capitais, reconhecendo que o segmento é importante como fonte de captação privada de recursos.
O representante da Abamec destacou a proposta de uso de dinheiro do FGTS e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) na compra de ações como boas propostas para o mercado, além do incentivo à criação de fundos de pensão pelas companhias. “Eles também se comprometeram com a queda dos juros e a valorização da governança corporativa”, acrescentou.
O presidente da Abamec acredita que as propostas do PT para o mercado de capitais serão postas em prática “gradativamente”. Segundo ele, “há pontos que podem ser implementados mais rapidamente”, como o uso do FGTS em aplicações em ações.