ACE-Guarulhos

Promoção de funcionários deve ter base em competências e desempenho

Uma solução que vêm sendo adotada pelas empresas no momento da promoção de um funcionário é o planejamento de sucessão baseado em competências e desempenho, de forma a mostrar que a escolha foi a mais correta e a evitar que aqueles que não foram escolhidos percam a motivação.

Segundo Egbert Prado Lopes Bastos, da consultoria MTB Assessoria Organizacional, esta técnica busca mostrar aos gestores, a partie de uma série de dados, quais são os funcionários mais capacitados e preparados para assumir um posto mais elevado.

O planejamento pode ser feito de duas maneiras: na primeira, busca-se o candidato quando a vaga surge e, na segunda, planejam-se quais são os cargos críticos com antecedência e começa-se a preparar os candidatos à sucessão antes da vaga exigir, com treinamentos que sejam válidos para a maioria desses cargos.

Segundo o consultor, independente da maneira que se resolva realizar o planejamento de sucessão, é importante definir com precisão quais são os critérios para a escolha do candidato mais adequado.

Um dos conceitos mais usados é o de Desempenho e Competências, onde cada candidato é acompanhado quanto às competências que apresenta versus as competências requeridas para o novo cargo e quanto ao seu histórico de desempenho na empresa.

De acordo com o consultor, uma das melhores formas de descobrir quais são as competências que um funcionário apresenta é a utilização de avaliações 360o em que o funcionário é avaliado por chefes, pares, subordinados etc. O candidato que apresentar a melhor combinação para as duas variáveis é escolhido para o cargo.

Mesmo com a existência de um componente subjetivo nas escolhas, o uso de um critério técnico para embasar todas as decisões que são tomadas permite que esse grau de subjetividade seja o menor possível e não gere uma desmotivação para os funcionários que não foram escolhidos para a sucessão.

“A decisão objetiva envia uma mensagem, a todos na organização, de que quem apresentar o melhor desempenho dentre os funcionários terá maior chance de ser promovido. Dessa maneira, a sucessão passa a ser um fator motivador para os funcionários”, conclui o consultor.

Sair da versão mobile