Projetos prometem mudar entorno do aeroporto
Em nova reunião realizada no Paço Municipal, entidades representativas do município conheceram o projeto do Museu da Aviação e da Feira Brasil, que serão instalados no entorno no aeroporto.
Com a finalidade de discutir e propor ações para o entorno do Aeroporto Internacional Franco Montoro, a Prefeitura de Guarulhos realizou na manhã de quinta-feira, 28, no Paço Municipal, mais uma reunião sobre o assunto. A atividade contou com a presença do Secretário da Coordenadoria de Assuntos Aeroportuários, Delmar Mattes, do Secretário Municipal de Cultura, Edmilson de Souza e do diretor de turismo, Adam Kubo.
Mais uma vez entidades representativas da cidade foram convidadas a participar da reunião, como o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Decio Pompêo Junior, o presidente da Associação dos Empresários de Cumbica, Luiz Carlos Teodoro, o Diretor Titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Daniele Pestelli e o presidente do Guarulhos Convention & Visitors Bureau, Marco Ianonni.
Desta vez os convidados conheceram um pouco mais os dois projetos que visam desenvolver o entorno do aeroporto: o Museu da Aviação Santos Dumont e a Feira Brasil.
Coube ao Secretário Municipal de Cultura, Edmilson de Souza, falar sobre o museu, instalado atualmente dentro da Base Aérea de São Paulo e que conta com um acervo de 60% de peças originais fabricadas por Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, como também de outros precursores.
Segundo o Secretário, a Prefeitura quer ampliar o aparato cultural, levando o museu para alguma área no entorno do aeroporto, de preferência próximo ao empreendimento da Feira Brasil.
De acordo com Souza, o novo museu já possui um parceiro interessado em investir na sua implantação: a empresa estatal Petrobrás.
“Nós temos potencial, tendo em vista a relação aeroportuária que a cidade possui. Por isso vimos a necessidade de termos um museu que seja referência”, afirmou.
Para falar do empreendimento Feira Brasil, um complexo internacional de negócios e entretenimento inspirado da Feira Milão, localizado na Itália, foi convidado o empresário Léo Kilmanowicz, que está envolvido no projeto.
Segundo Léo, a primeira fase da Feira Brasil está prevista para ser entregue no 2° semestre de 2006, quando serão entregues 4 pavilhões e um museu orçados em R$ 180 milhões.
O projeto é uma parceria que conta com o capital de brasileiros e italianos. Para Léo Kilmanowicz, o empreendimento irá trazer um novo conceito de feiras e entretenimento para o país e será um grande catalisador na geração de renda e emprego.
“Estamos trabalhando no projeto há seis anos. O empreendimento proporcionará uma atividade contínua de turismo de negócios para a cidade”, disse Léo.
O presidente da ACE, Decio Pompêo Junior, elogiou as iniciativas que revitalizarão a região do aeroporto.
“Vamos incentivar os empresários a investir na região. Com certeza ela será uma das mais atraentes de Guarulhos e sobretudo irá provocar o desenvolvimento de Guarulhos num todo”, comentou.