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Projeto liga zona leste a Cumbica, pelo metrô

Guarulhos, 31 de março de 2003

Uma linha de metrô que liga a Estação Corinthians/ Itaquera, na zona leste, ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Esse é o sonho dos mais de 200 mil habitantes de Ermelino Matarazzo e da Ponte Rasa, que já dura 15 anos. Agora, com um empurrãozinho do subprefeito da região, Arnaldo Bispo do Rosário, o sonho pode virar realidade. O projeto faz parte do Plano Diretor Regional desenvolvido pelo órgão e será entregue até sexta-feira à Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla).

“É a proposta mais importante que temos até agora”, afirma Rosário, prevendo um grande desenvolvimento da região. “A maior parte da população se desloca para Guarulhos para trabalhar, por isso, o transporte vai ajudar bastante.”

Desde novembro do ano passado, uma equipe da subprefeitura e arquitetos contratados por ela trabalham no estudo do percurso da nova linha, que passaria pelo centro de Ermelino Matarazzo, Avenida Paranaguá e Rodovia Presidente Dutra.

Segundo o subprefeito, o projeto também oferecerá mais saúde e lazer à população local – carente em sua maioria. “O Parque Ecológico do Tietê vai ser mais freqüentado. O acesso ao Hospital Municipal também será facilitado.

Para chegar até lá, os moradores da região precisam pegar duas conduções.”

Quem sai de Ermelino Matarazzo em direção a Guarulhos conta com apenas uma linha de ônibus, que sai de Itaquaquecetuba, passa por São Miguel e faz diversas voltas, num percurso de duas horas e meia. “O suficiente para se ler um best seller”, brinca Rosário.

De acordo com a coordenadora do Plano Diretor Regional, Rosana Miranda, a linha do metrô deve cortar as ruas passando por elevados ou passagens subterrâneas. “Isso será definido mais para frente.” O valor da obra também não foi fechado, já que envolve a participação do governo do Estado e da Prefeitura de Guarulhos.

Rosário afirmou ter conversado com a administração de Guarulhos, mas diz que os contatos com o governo estadual serão de responsabilidade da Prefeitura de São Paulo. Segundo o subprefeito, o governo do Estado estaria planejando a construção de uma linha de trem com trajeto semelhante, mas sem previsão de início.

A reportagem procurou a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e foi informada de que o projeto existe mesmo, chamado de Expresso Aeroporto, vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Ainda sem data prevista para começar, a obra deverá ser executada em parceria entre o governo do Estado, por intermédio da CPTM, e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

A construção e a operação da linha serão de responsabilidade da iniciativa privada, por contrato de concessão. A implementação exigirá recursos de US$ 300 milhões e o trajeto terá 24 quilômetros de extensão, sendo que os 10 iniciais serão da Linha F (Brás-Calmon Viana).

Entre as Estações Engenheiro Goulart e Ermelino Matarazzo, a linha seguirá para o aeroporto, passando pelo Parque Ecológico do Tietê e pelo bairro Cecap, em Guarulhos, margeando a Rodovia Hélio Smith e chegando ao terminal da Infraero. A viagem será feita em 20 minutos.