Projeto de alunos do Centro Tecnológico de Guarulhos vence a etapa regional do Prêmio Técnico Empreendedor MEC/2004
O projeto apresentado pelos alunos do CPT chama-se “Academia Corpo & Alma” e está classificado para a etapa nacional, configurando entre os 15 melhores do Brasil, sendo o único classificado na Grande São Paulo.
Os critérios de classificação utilizados pela equipe organizadora do concurso são práticas empreendedoras caracterizadas como soluções técnicas e tecnológicas com viabilidade de se transformarem em “negócio” pelos alunos, sob a orientação dos professores, e quecomprovadamente contribuam com o processo de desenvolvimento sócio-econômico de suas comunidades. Assim, foram levados em consideração a consistência do plano de negócios, a viabilidade do negócio na categoria micro e pequena empresa, produto voltado para a cultura brasileira, negócio voltado para a inclusão social, solução de negócio voltada à melhoria do desenvolvimento da comunidade na área de abrangência da instituição, idéia inovadora e negócio pautado em valores éticos e estéticos.
O projeto apresentado pelos alunos Maicon Eduardo Nascimento de eletrônica, Mariana Caroline Almeida Santos de informática, Kurt Davi Goulart Brum, Luciano Sotelo e David Alves de Lima de Hotelaria, sob a orientação do professor Ranyery Segui de Souza Lima, consiste em uma academia com atividades físicas e eventos voltados para o público da terceira idade. Em suas pesquisas, o grupo descobriu que este público está crescendo cada vez mais no país, ao mesmo tempo que sente uma falta de produtos e serviços voltados só para eles. “O grande diferencial deste trabalho realizado por nossos alunos foi o profissionalismo empenhado na elaboração do projeto. Os alunos não o encararam como um simples trabalho de escola, e sim como uma empresa que pode dar certo”, revela o professor Ranyery. Nossos jovens técnicos empreendedores realizaram pesquisas para determinar onde há a maior concentração de pessoas com o perfil desejado, bem como algumas características desta população. O projeto descreve todas as atividades e eventos a serem realizados, localização, celebração de convênios e parcerias. Os princípios norteadores do marketing, tais como o planejamento, a determinação da estrutura, a motivação da equipe, a vivência do trabalho, a valorização da vida, do produto, do consumidor, da sociedade, bem como a integração e a responsabilidade social, estão todos reunidos no projeto. “Marketing é um benefício para a empresa e para a comunidade, pois além de planejar a estrutura física e econômica de uma instituição, devemos ter a consciência de fazer para a melhoria do país. Nossos alunos entenderam bem este conceito, trabalharam duro, com empenho, dedicação, integração e profissionalismo, e acredito que isto foi muito importante para a nossa classificação para a próxima etapa”, finaliza Ranyery, que é especialista em Marketing.
Jovem Empreendedor – Além de alunos dos cursos técnicos do CPT, estes alunos participam do programa “Jovem Empreendedor” do Sebrae. O programa Jovem Empreendedor objetiva formar novos empreendedores, e passar aos estudantes do ensino médio e profissionalizante os princípios básicos da administração de uma micro e pequena empresa, e despertar novas vocações. “Esta classificação prova que o CPT está no caminho certo, principalmente em suas ações e parcerias. Parabenizamos o empenho dos nossos alunos e do professor Ranyery, bem como agradecemos pela garra e dedicação”, elogia Zenaide Cobucci, diretora do CPT.
Exposição de Projetos – Provando que o espírito inovador está tomando conta dos alunos do CPT, está sendo realizada uma exposição dos projetos das turmas de automação industrial e de eletrônica industrial, no Centro Cultural Adamastor, de 01 a 15 de dezembro. São 04 (quatro) projetos: a prensa hidráulica, que dispensa o uso de arrebites, proporcionando uma grande economia para a indústria; a esteira contínua separadora automatizada; o módulo de economia e otimização de recursos e a unidade de controle à distância.
Estes projetos foram apresentados por nossos alunos durante a realização da “2ª Semana de Tecnologia do CPT”. Os alunos e professores ficaram tão empolgados com esta realização, e com o sucesso da exposição, que surgiu a idéia de expor em um grande local, como o Centro Adamastor, para que muito mais pessoas, bem como as empresas da região, possam conhecer o potencial destes alunos, seu trabalho. “É muito importante que a sociedade guarulhense saiba que depois do Carrefour não tem apenas cemitério. Mas também um centro de pesquisas, uma escola de excelente qualidade, que pode oferecer não só conhecimento, mas também oportunidades”, comemora o professor Douglas dos Reis.