Projeto Aprendiz chega a 2ª edição
O projeto conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos
O vice-presidente de serviços da ACE, Wilson José Lourenço
Com uma solenidade que aconteceu no auditório das Faculdades Integradas Torricelli, no sábado(16/09), foi dado inicio à segunda edição do “Iniciar Aprendiz”, projeto foi inspirado no programa Aprendiz, apresentado pelo empresário Roberto Justus, na Rede Record, e idealizado pelo Rotaract Club Guarulhos Aeroporto, com o objetivo de preparar alunos de 8ª ao 3º ano do ensino médio, freqüentadores de escola da rede pública estadual, para o mercado de trabalho, através de palestras proferidas por profissionais da área de recrutamento e seleção de grandes empresas, orientação vocacional, dinâmicas e visitas a empresas.
A solenidade de abertura contou com a presença de mais de 70 pessoas entre alunos, familiares e empresários, dentre eles o vice-presidente de serviços da ACE, Wilson José Lourenço Junior, o diretor social da ACE, Carlos Roberto dos Santos e do Professor Nivaldo Farias das Faculdades Integradas Torricelli.
Na edição anterior a escola selecionada foi a Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau do Parque Continental – Gleba I. 30 alunos participaram efetivamente, sendo que 77% concluíram o projeto, 21% conseguiram uma colocação no mercado de trabalho.
Neste ano a escola selecionada foi a Escola Estadual de 1º e 2º Grau – Hilda Prates Gallo, do bairro Cocaia. O grande sucesso da primeira edição reforçou o espírito dos rotarianos do clube do Aeroporto, que possibilitou nesta edição o aumento do número de participantes para 40 alunos.
“O sucesso do Projeto Iniciar o Aprendiz se deu graças à grande confiança depositada pelos nossos parceiros e patrocinadores, nesta que é uma idéia simples e de fácil execução, quanto todos querem trabalhar em prol de um objetivo comum.” diz o engenheiro Joel Rodrigues dos Santos, sócio do Rotaract que participou da primeira edição do projeto e entrou no clube graças a esta iniciativa.
O projeto conta com a colaboração de grandes personalidades e instituições, entre elas o Grupo Friboi, Grupo MPE, Grupo Itapemirim, Poupa Tempo, Guarupas, VTL – Locadora de Veículos, CCS – Terceirização de Mão de Obra, Brumatti, CIEE, Unimesp, Copertrans, Secretaria Municipal de Cultura, Gilberto Penido, Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Faculdades Torricelli e Faculdades IDEPE, Guarupas, CRECI-SP, Microsoft, IBM, Rotaract Club's Guarulhos Aeroporto, Vila Galvão e Centenário Norte, entre outros.
Vitor Mesquita, presidente do Rotaract Club Guarulhos Aeroporto ressaltou um ponto importante para o sucesso do projeto.
“Em minha opinião, o mais importante é fazer os estudantes conhecerem empresas de perto, como aconteceu com a Friboi no ano passado. Acho que é a forma mais prática de incentivar os alunos a terem vontade e almejar posições profissionais melhores”.
Para Valmor Morais, idealizador do projeto em conjunto com Antônio Queiroz enaltece a participação das instituições no projeto, sobretudo do Rotaract.
“O Rotaract através do Iniciar o Aprendiz consegue diminuir a grande vala existente entre os jovens e os bem sucedidos empresários, demonstrando que a chave para o sucesso é a quebra de dogmas. Os empresários relembram de sua carente e árdua juventude e quanto esforço depreenderam para a conquista dos objetivos e os jovens, parafraseando Shakespeare, visualizam que os seus sonhos estão no lugar certo e que para alcançá-los, basta apenas construir os alicerces, com base na educação e força de vontade”.
O auditório das Faculdades Torricelli ficou lotado
A ACE-Guarulhos e a Faculdades Integradas Torricelli deixaram expressos o seu total apoio ao projeto e colocaram-se a disposição para o quê fosse necessário para mais uma edição do “Iniciar Aprendiz”.
Mais informações sobre o Projeto através do e-mail, joeleng@rotaract4430.com.br.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da ACE)