ACE-Guarulhos

Programa Oportunidade ao Jovem mostra projetos para participantes

Desde o início de dezembro passado, 800 participantes do Programa Oportunidade ao Jovem estão conhecendo, por meio de palestras, detalhes dos projetos desenvolvidos nos departamentos da Prefeitura. Os cursos são realizados em dois turnos de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, nas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG).

De acordo com o instrutor Alexandre Custódio, da Secretaria de Serviços Públicos, a iniciativa tem por objetivo permitir que os jovens, após receberem informações detalhadas dos diferentes projetos, escolham a atividade da secretaria que mais lhe agradar. “Para evitar acúmulo de pretendentes por pastas, cada aluno deverá apresentar outras duas opções”, observa.

O Programa Oportunidade ao Jovem contemplará 1.500 pessoas. Desse total, 1.100 já recebem informações para formação de futuro agente comunitário. Outros 400 serão convocados nos próximos meses.

Programa

Lançado no início de julho do ano passado, o Programa Oportunidade ao Jovem é coordenado pela Secretaria do Trabalho e tem por finalidade promover a inclusão social de jovens da periferia com idade entre 16 e 21 anos, que comprovem ter baixa renda e que residam na cidade há pelo menos dois anos.

O beneficiado recebe auxílio financeiro e seguro de vida coletivo por um ano, prorrogável por mais seis meses. Os inscritos recebem formação técnica e teórica para atuarem como agentes comunitários nas áreas de saúde, meio ambiente, esportes, trânsito, cultura, lazer e recreação, entre outras, sem substituir a mão-de-obra do setor público.

Sair da versão mobile