Notícias

Programa Fome Zero é lançado em Guarulhos

Guarulhos, 11 de abril de 2003

acegO lançamento em Guarulhos do programa “Fome Zero” – principal projeto social do governo Luiz Inácio Lula da Silva – aconteceu na quinta-feira (10/04) na sede do Restaurante Popular Solidariedade, com a presença do chefe de gabinete do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, Carlyne Ramos de Oliveira, que representou o ministro José Graziano.

assessoria_aceg
Anunciato Thomeo Sobrinho e Antonio Carlos de Almeida marcaram presença

O evento contou com a presença de diversas autoridades do município, a exemplo dos dirigentes da ACE-Guarulhos, Anunciato Thomeo Sobrinho, Décio Pompêo Júnior e Antonio Carlos de Almeida. No mesmo dia, o prefeito Elói Pietá assinou o decreto que regulamenta o programa na cidade.

assessoria_aceg
Décio Pompêo Júnior com o pai Décio Pompêo levaram seu apoio ao Programa Fome Zero


A ação será coordenada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Janete Rocha Pietá, que anunciou também a criação do Conselho Municipal Alimentar e Nutricional do “Fome Zero”.

De acordo com o prefeito, o funcionamento do programa na cidade implica basicamente na manutenção das ações sociais desenvolvidas pelo poder público no município, como a ampliação do Restaurante Popular, Padaria “Pão Nosso” e o Sopão Solidário.

O representante do Ministério de Segurança Alimentar elogiou as ações da Prefeitura no combate à fome desenvolvidas nos últimos dois anos, o que, segundo ele, colocam Guarulhos entre as 10 cidades brasileiras que mais se anteciparam na solução de um dos principais problemas do país.

assessoria_aceg
O chefe de gabinete do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, Carlyne Ramos de Oliveira, elogiou as ações antecipadas ao Programa desenvolvidas pelo Fundo Social em Guarulhos

Para que o combate à fome em Guarulhos alcance resultados cada vez mais positivos, Elói Pietá ressaltou a necessidade em manter programas municipais de alfabetização, habitação e prevenção à saúde. “Há gerações de pessoas na cidade que se criaram desnutridas desde o nascimento. Essa não é uma questão de hoje, nem que se resolve do dia para noite”, destacou.

O prefeito também anunciou a ampliação do Banco Municipal de Alimentos, que viabiliza o recebimento de doações por parte da iniciativa privada e as repassa para famílias carentes, núcleos habitacionais e associações beneficentes. Segundo Pietá, o governo federal fornece equipamentos de informática e até caminhões para cidades que possuam estrutura de Banco de Alimentos superior a 150 metros quadrados.