Produtos brasileiros sofrem ameaças de boicote
Organizações de defesa do consumidor na América Latina e Caribe ameaçam boicotar produtos brasileiros que possam conter soja transgênica como ingrediente, caso o governo não revise a Medida Provisória 113, que liberou a comercialização da soja transgênica produzida no Rio Grande do Sul.
Segundo Héctor Villaverde, coordenador para América Latina e Caribe do Programa Alimentação e Saúde, a medida deve prejudicar os consumidores de toda o continente, já que a MP permite a exportação para países que não autorizam a produção e comercialização de soja transgênica Roundup Ready da Monsanto.
Entre as críticas das organizações, que estão realizando uma campanha de envio de cartas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está o fato de a MP determinar a rotulagem do cultivo transgênico, sem estabelecer qual será o mecanismo de controle para verificar se a regra será cumprida. No documento, dizem que a liberação da soja plantada ilegalmente “afeta profundamente a luta mundial do movimento de consumidores, pelos riscos à saúde e ao meio ambiente dos produtos transgênicos, assim como pelo direito de escolher e de ser informado, traduzido em uma rotulagem plena e adequada a esses produtos”. Além do boicote aos produtos brasileiros, prometem pressionar os governos dos demais países para que adotem medidas para impedir a importação da soja e dos produtos brasileiros.