A produção industrial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) caiu 0,3% no mês de maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação com o mês imediatamente anterior, abril, a produção industrial cresceu 0,1%.
No acumulado deste ano até maio, a produção acumula alta de 0,6%. No acumulado dos últimos 12 meses até maio, o aumento acumulado é de 2,7%.
A queda em maio sobre maio do ano passado foi causada especialmente pelos fracos desempenhos registrados em material elétrico e de comunicações (-13,4%) vestuário e calçados (-16,2%), farmacêutica (-18,1%) e têxtil (-8,3%).
O IBGE divulgou na terça-feira pequenas alterações em resultados de abril da produção industrial. O dado anterior, que apontava queda de 0,1% em abril ante março foi retificado para um aumento de 0,3% na produção neste período.
Na comparação com abril do ano passado, o resultado foi revisto de uma queda de 4,2% anteriormente divulgada para uma redução de 3,7%.
O chefe do Departamento de Indústria do IBGE, Silvio Sales, disse que estas correções ocorrem sistematicamente e, no que diz respeito aos dados do mês de abril, foram provocadas por inclusão de novos dados e retificação de dados pelas empresas.