Para a IBM, o mercado de SMB representa hoje 50% das vendas no Brasil e a estimativa é de saltar para 70% nos próximos cinco anos. Para alcançar a meta projetada, a IBM adaptou sua linha de softwares com base nas necessidades das pequenas empresas para versões mais ágeis, simplificadas e financeiramente mais acessíveis. Ao lado de cada software lançado, a versão especial ganha o acréscimo do termo Express.
Soluções específicas – O diretor de SMB e Novos Canais da IBM, Armando Toledo, reconhece que a demanda das pequenas e médias empresas por tecnologia está crescendo. “Aos poucos começa a percepção de que mesmo sendo pequeno é preciso trabalhar de forma ordenada”, diz ele. O fato é que numa economia em crise, as vantagens competitivas estão nas mãos daqueles que conseguem reduzir custos e otimizar as operações – benefícios que podem ser alcançados via adoção de tecnologia.
IBM – Segundo o executivo, o desenvolvimento da divisão de SMB é prioridade e a companhia promete novos lançamentos, com soluções específicas para este tipo de público. O servidor IBM iSeries Express SMB é o exemplo de um produto que nasceu com a proposta de ajudar as pequenas empresas a serem mais a eficazes e a reduzirem os custos. O resultado é um servidor que ocupa menos espaço, requer uma gestão mínima, tem potencial para evoluir em desempenho e complexidade à medida do crescimento do negócio e não prende o cliente ao vendedor de software.
Microsoft – Enquanto a IBM põe no mercado novos produtos, a Microsoft também trabalha com versões mais simplificadas e adota uma postura investigativa. A companhia está fazendo um mapeamento do mercado, dedicando-se a pesquisas que vão custar R$ 4 milhões só em 2003 para identificar como está sendo atendido e do que necessita o pequeno empresário brasileiro. A gerente de SMB da Microsoft, Cristina Nogueira, afirma que há muito o que ser feito. “A exclusão digital está se dando entre os pequenos empresários”. A Microsoft trabalha com parcerias para conceder linhas de crédito a juros menores e está intensificando o treinamento do seu canal de vendas para prestar assessoria especializada. “Os empresários acabam perdidos diante das novidades e não sabem que solução é mais adequada ao seu orçamento e às suas necessidades reais”, afirma.
Tsuli Narimatsu