Mais de 15 dias após o supermercado Carrefour da Vila Rio ser autuado pelo Procon e pela Vigilância Sanitária por condições insatisfatórias de higiene e venda de produtos vencidos, as ações fiscalizatórias devem continuar na cidade.
Especificamente no estabelecimento, foi feita uma notificação a respeito de uma porta da salsicharia que estava enferrujada. O supermercado teve duas semanas para fazer a troca do material. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, uma nova vistoria ao local está programada na agenda da Vigilância Sanitária.
Outro foco das inspeções devem ser os bancos, depois de o Guarulhos Hoje ter publicado matéria sobre a demora no atendimento nas agências bancárias, que ultrapassa o tempo de 15 minutos estabelecido por lei. “Iremos verificar as condições de atendimento de todos os bancos do município. É inadmissível que haja falta de respeito ao cliente. Caso seja detectada alguma infração, os bancos terão sérios problemas com o Procon”, afirma o diretor do Procon em Guarulhos, Jorge Wilson de Matos.
Outra infração observada foi a quantidade de caixas em funcionamento. De acordo com a lei 24607/2001, o estabelecimento é obrigado a manter todos os caixas abertos para atender a população durante o expediente.
“O Procon irá vistoriar estes locais que apresentam problemas até o final do ano, tanto supermercados como os bancos também”, ressalta Matos.
Ainda de acordo com o órgão, bancos e instituições financeiras aparecem na lista dos setores que mais recebem reclamações no município. As administradoras de cartão de crédito e a cobrança de juros por parte das instituições ocupam o terceiro e o quarto lugar no ranking. Em segundo lugar, estão planos de saúde e, em primeiro, serviços de telefonia fixa e móvel.