Procon orienta representantes de cooperativas
A Secretaria de Relações do Trabalho, por meio do Núcleo Geração de Trabalho e Renda, reuniu nesta quarta-feira, dia 20, representantes de cooperativas e empreendimentos econômicos solidários, no anfiteatro da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Na oportunidade, o consultor jurídico do Procon/Guarulhos, Renato Garcia, orientou os participantes sobre o papel da cooperativa de produção, os serviços e os empreendimentos junto ao consumidor.
Essa iniciativa, segundo Renato, visa informar, esclarecer e educar os cooperados sobre suas responsabilidades, seus direitos e deveres. “É fundamental que eles saibam como funciona o Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, ressalta.
De acordo com o coordenador do Núcleo Geração de Trabalho e Renda, Robson Grizilli, em Guarulhos, funcionam 11 cooperativas populares, que são as seguintes: Transjardins (Cooperativa dos Trabalhadores da Área de Revitalização e Manutenção de Área Verde e Paisagismo de Guarulhos), Água Viva (Cooperativa dos Trabalhadores da Área de Limpeza de Caixa D?Água de Guarulhos), Cooperzum (Cooperativa dos Trabalhadores da Área de Limpeza e Serviços Gerais de Guarulhos), Coopercape (Cooperativa dos Trabalhadores da Área de Cadastro e Pesquisa de Guarulhos), Agroverde (Cooperativa de Agricultores Familiares de Hortaliças de Guarulhos e Região), Bicho da Seda (pré-cooperativa de costura), Coop-Reciclável (Cooperativa dos Catadores da Área de Materiais Recicláveis de Guarulhos), Coop-Tape (Cooperativa de Produção da Área de Artesanato Estrela de Guarulhos), Arte-Nativa (pré-cooperativa formada pelas etnias Kariri-Xoco, Tupi-Guarani, Funiô e Pankararé), Cooperag (Cooperativa dos Ambulantes da Cidade de Guarulhos) e um grupo de produção de artefatos em alumínio reciclado.
“Esse encontro tem a finalidade de promover o conhecimento, esclarecimentos e a integração. O nosso trabalho está focado para que a economia solidária aconteça, se concretize, na cidade pela organização de grupos e não por decreto. Para tanto, a Secretaria de Relações do Trabalho está disponibilizando toda assessoria necessária”, acrescentou Robson Grizilli.