Uma boa propaganda:
- Proporciona orientação para o consumidor;
- Concentra-se em uma só idéia vendedora (ênfase no benefício mais importante);
- Apresenta idéia competitiva e singular – (contém um benefício, uma qualidade ou quantidade única, diferenciada);
- Envolve o consumidor (capta e mantém a atenção do consumidor além de trabalhar sua motivação);
- Deve ser crível e sincera (se é verdadeira e soa verdadeira o consumidor sente que o anunciante é honesto. O exagero e a fantasia valem, mas não devem tentar enganar);
- Deve ser simples, clara e completa (não deixa mal-entendido);
Associa a idéia vendedora (benefícios) à marca (registra claramente a marca e a amarra ao benefício); - Incrementa as vendas (estabelece forte desejo de compra);
- Deve aproveitar bem o veículo de comunicação (propaganda eficiente usa o veículo certo para o seu propósito).
Quando a propaganda é mais eficiente
Ao investir em propaganda, a empresa deve estar atenta à relação custo benefício que a mesma trará. É necessário que a propaganda seja eficiente para alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Contudo, esta eficiência é alcançada quando:
- O conhecimento do comprador é mínimo em relação produto anunciado;
- As oportunidades de diferenciação do produto são fortes;
- O produto tem aspectos que o comprador não consegue observar normalmente;
- As vendas do setor estão ascendentes ao invés de estáveis ou decadentes.
Cuidados básicos ao planejar a ação de propaganda
A empresa, ao investir em propaganda, deve ter alguns cuidados quanto:
- À missão – quais são os objetivos da propaganda?
- Ao recurso empregado – quanto deve ser gasto em propaganda?
- À mensagem – que tipo de mensagem e estratégia criativa será usada?
- Ao planejamento – como deve ser determinada e alocada a verba de propaganda durante o ano?
- Á medição – como avaliar o retorno do investimento em propaganda?