Notícias

Presentear o cliente é eficiente forma de fidelização

Guarulhos, 04 de novembro de 2002

arteOferecer brindes de Natal aos clientes não é uma prática muito comum no comércio varejista. Além do custo, o grande fluxo durante o mês de dezembro dificulta a ação. Porém, se a estratégia for bem elaborada, o retorno compensa o investimento. O final do ano é um excelente momento para que comerciantes, que tanto buscam o reconhecimento dos clientes, demonstrem agradecimento pela fidelidade durante os meses anteriores.

O consultor Vitor Pires, revela que presentear clientes é uma estratégia promocional que visa estreitar o relacionamento entre comerciantes e clientes. “A ação também é eficiente quando se fala em fidelização, pois o consumidor reconhece sua importância para a loja”, afirma.

Pires ressalta ainda que a estratégia está baseada no binômio custo/relevância. Portanto, oferecer produtos que não surpreendam o cliente invalida a estratégia. Para escapar do alto custo dos presentes, o consultor aconselha que o lojista identifique os clientes mais assíduos, restringindo a ação.

Segundo Pires, outra vantagem do oferecimento de presentes é a possibilidade de reforçar a identidade da marca. “Este é um canal de comunicação com o cliente que, na maioria das vezes, passa despercebido”, revela.

A eficiência dos presentes de Natal para clientes de varejo é favorecida em estabelecimentos voltados a um público restrito. “Quem vende para grandes massas terá resultados menores, além de ser financeiramente inviável”, ensina.

Yuki Yokoi