Notícias

Preparativos para o Dia das Mães

Guarulhos, 19 de abril de 2004

Comerciantes devem pensar em decoração, treinamento e propaganda

Oferta de produtos especiais, decoração da loja, treinamento dos vendedores e distribuição de folders não podem ser dispensados por comerciantes que esperam bons resultados no Dia das Mães. A data é a segunda melhor para vendas, atrás apenas do Natal. Preparar a loja com antecedência e ficar de olho na vitrine e no estoque são pontos imprescindíveis para o sucesso das vendas.

O proprietário de uma rede loja, Cláudio Laranjeiras, explica que preços agressivos também ajudam na hora de conquistar o consumidor. “Para Dia das Mães trabalhamos com linhas mais clássicas, como ouro branco e brilhantes, assim como a concorrência, por isso, ter preços agressivos é fundamental para garantir a preferência da clientela”, afirma.

Outra tática aplicada pelo empresário é a distribuição de folders. “Já usamos outro tipo de publicidade, mas o que realmente funciona nessa data são os folders”, comenta. Segundo Laranjeiras, essa forma de propaganda auxilia a escolha das mães. A rede sempre lança linhas especiais para a data, como conjuntos e uma linha de relógios feminina.

Treinar os funcionários para atender a demanda é fundamental, principalmente na semana que antecede a data. Uma dica é fazer acordos com os vendedores ou colocar o pessoal do escritório para dar apoio. “Os funcionários dobram o horário de trabalho para atender a demanda. É o melhor mês, não seria justo colocar uma outra equipe”, ressalta Katia Regina Maio, gerente de loja.

O treinamento é essencial para atender clientes não habituais, como os homens. “É preciso conquistar o cliente que está fazendo a compra e o que vai ganhar o presente. O discurso não pode ser agressivo”, explica Laranjeiras.

A arrumação do estoque, para evitar confusão e garantir agilidade é outro ponto que não pode ser esquecido pelo lojista. “Arrumamos o estoque por cor e tamanho, o que evita confusão. Dessa forma a vendedora pode dar mais atenção ao cliente”, comenta Katia.

Vitrine deve ter peças com preços diversos

De acordo com a consultora Solange Goldenstein, homem é seduzido ou não pela forma que os produtos estão expostos. “Eles são práticos, tomam decisões rápidas, por isso as vitrines devem ter poder de sedução”, explica. Outra dica da consultora é colocar peças com preços variados e com as formas de pagamento.

As vitrines devem ser decoradas logo após a Páscoa, aconselha Solange. Entretanto é preciso cuidado para não exagerar. “Vitrines muito cheias prejudicam a leitura dos produtos e causam uma confusão visual”, ressalta.

Seguindo a linha clássica de seus produtos, Laranjeiras opta sempre por uma decoração mais romântica com corações e vermelho. “Não há muito para onde fugir. E é importante tomar cuidado para não ofuscar o produto com uma decoração agressiva demais”, ressalta.

Montar kits próprios para as mamães pode ser outra oportunidade para alavancar as vendas. Segundo Mariza Helena Sendra, proprietária de uma loja de perfumes, os kist montados pelo franqueador são os mais vendidos na data.

– Seguimos o mesmo padrão em todas as lojas, mas sempre temos promoções, kits, e uma decoração especial para atrair o consumidor. Outro cuidado é com o discurso de vendas, pois homens não entendem muito de maquiagem – comenta Mariza.

Segundo a consultora é fundamental atendê-los bem e com paciência. “Se a decoração e o atendimento não foram atraentes, o público masculino acaba optando pelo mais prático, que são flores e bombons. Por isso, a divulgação é fundamental. Com mala direta ou folders, a mulher pode escolher algo e facilitar a vida do marido e dos filhos”, explica a consultora.

Bruna Croce