ACE-Guarulhos

Prefeitura vistoria serviço de táxi do Aeroporto de Cumbica

Um tempo de espera de cerca de cinco a 20 minutos no ponto de táxi do Aeroporto de Cumbica. Essa foi a constatação do secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, durante vistoria realizada na manhã de segunda-feira, 30, no setor de desembarque. As segundas são o dia da semana que apresentam maior fluxo de passageiros.

Ele é enfático em relação às alternativas para melhorar a locomoção das pessoas que chegam ao aeroporto: “É fundamental discutirmos uma matriz ferroviária e pensarmos também em uma faixa exclusiva de ônibus que passe na Dutra e na Marginal Tietê, ligando São Paulo a Guarulhos.”

De acordo com o secretário, essas opções servirão para dar fluidez à circulação entre os dois municípios, inclusive das pessoas que desembarcam em Cumbica: “Não podemos apostar em uma solução de transporte individual para o aeroporto. Daí que não se deve simplificar a análise à questão do aumento da quantidade de táxis, para que não passemos vergonha nos eventos mundiais que o país irá sediar, como a Copa do Mundo.”

Atílio Pereira lembra que houve uma elevação muito grande, nos últimos anos, no fluxo de passageiros no Aeroporto de Cumbica, que saltou de 11 milhões em 2003 para 30 milhões em 2010. “Estamos fechando esse primeiro semestre e já ultrapassamos a marca do ano passado”, pondera.

Em relação à proposta da faixa exclusiva de ônibus, a Prefeitura manteve contatos iniciais com a concessionária NovaDutra e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), de modo a verificar a possibilidade de  dispor de um projeto desse tipo. “Nesse caso, não adianta termos essa faixa somente na Via Dutra. Precisamos que ela se estenda também pela Marginal Tietê”, diz o secretário.

Sobre a malha ferroviária, Atílio Pereira destaca duas opções já conhecidas: o Expresso Aeroporto, cuja implantação seria via parceria público-privada (PPP), e o Trem de Guarulhos, que aguarda estudos de viabilidade por parte da EMTU. “Cidades como Santo André e Mogi das Cruzes têm trem. Guarulhos, que é o segundo município com maior número de habitantes do Estado de São Paulo, precisa também contar com esse importante meio de transporte”, afirma.

Mais Táxis – Por hora, a medida mais imediata para melhorar o deslocamento dos passageiros que chegam ao Aeroporto de Cumbica é o aumento da frota de táxis no local. Está prevista a criação de 133 novas vagas, das quais 80 serão remanejadas entre os taxistas que já operam em Guarulhos. Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, faltam definir alguns critérios para que a operação tenha início. Atualmente, o aeroporto é servido por 653 táxis.

Sair da versão mobile