Nesta quarta-feira, 2, das 13h às 17h, no auditório do Paço Municipal, será iniciado curso de capacitação técnica, operacional e conceitual para profissionais que atuam na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Conselhos Tutelares, nas entidades conveniadas, e nos cinco conselhos que deliberam políticas públicas para crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e antidrogas.
O curso será dividido em cinco etapas que devem ocorrer nas próximas 20 semanas com debates, oficinas, reuniões, visitas de monitoramento e seminários. A capacitação será fundamentada na nova legislação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), implantada pelo Governo Federal depois de quase duas décadas de debates para colocar em prática os preceitos da Constituição de 1988 referentes à assistência e seguridade social, juntamente com saúde e previdência social. Assim, as diversas ações e iniciativas de atendimento à população carente deixam o campo do voluntarismo e passam a operar sob a estrutura de uma política pública de Estado.
A iniciativa surgiu a partir da necessidade de alinhar os conceitos de trabalho dos diversos agentes sociais, dentro da lógica do Suas, para estabelecer indicadores sociais que auxiliem no diagnóstico dos problemas de cada região do município; aperfeiçoar a linguagem dos projetos desenvolvidos pelas entidades conveniadas e dar mais clareza às propostas; abordar aspectos práticos de organização e administração e elevar a qualidade das ferramentas de gestão que permitem acompanhar os processos (eficiência), avaliar os resultados obtidos (eficácia) e validar os impactos transformadores da realidade social (efetividade).
O curso será ministrado pela empresa de consultoria Kairós Desenvolvimento Social, que atua na capacitação de profissionais desde 1999. Dentre seus trabalhos mais recentes se destacam os cursos Processos de Organização em Redes de Atendimento e Avaliação de Projetos Sociais Junto a Entidades Públicas e Privadas, aplicados nos municípios de Mogi da Cruzes, Barueri, Itapecerica da Serra, Guarujá, Presidente Prudente, entre outros.
O corpo docente é formado por vários especialistas, como o doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Elvis Cesar Bonassa, que já desenvolveu diversos trabalhos de diagnóstico junto ao Governo Federal; a mestre em Sociologia pela USP, Maria Rosária Souza, que prestou assessoria técnica e foi docente de organizações como Rede Globo e Secretaria de Assistência Social do Município de São Paulo; e a especialista em Direitos Humanos pela USP, Inês Mindlin Lafer, que atuou na Comissão Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e na Fundação Getúlio Vargas.