No dia 22 de setembro, a Prefeitura de Guarulhos irá realizar a sexta edição do evento Jornada na cidade sem meu carro. Está previsto o fechamento da rua Gabriel Machado, no Centro, entre 9h e 17h, com a realização de várias atividades educativas e culturais, como circuito vivencial da Cidade Mirim, projeto Brincando na Rua, serviços da Secretaria de Saúde, exposição do Meio Ambiente e distribuição de mudas, varal de poesias, troca de livros e apresentações teatrais. A medida visa incentivar o uso de transporte não motorizado.
A Jornada na cidade sem meu carro faz parte da Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que este ano tem como tema: A melhor direção no trânsito é o respeito!
Em Guarulhos, as atividades organizadas pela Prefeitura terão início nesta sexta-feira, dia 18, com a abertura oficial às 19h30, na Universidade Guarulhos (UnG), no Centro. O encerramento acontecerá no dia 25, com a assinatura do decreto da Escola Pública de Trânsito, às 15 horas, no espaço vivencial Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva, na Vila Augusta. A programação completa da Semana de Trânsito de Guarulhos pode ser conferida no site: www.guarulhos.sp.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 2425-1743.
Histórico – O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Europeia instituiu a jornada internacional “Na cidade sem meu carro”, reunindo 760 cidades. Em 2001, 1.683 cidades participaram. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu Sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade.
Em 2001, 11 cidades brasileiras aderiram ao Dia Mundial Sem Carro: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em Guarulhos, a iniciativa é realizada desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Transportes e Trânsito.