A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) iniciou na segunda-feira, 25, a operação Volta às Aulas, que visa orientar os motoristas e fiscalizar o embarque e desembarque dos estudantes nas imediações das escolas municipais, particulares e nas universidades, onde são registrados problemas de fluidez de tráfego por conta do início do ano letivo.
De acordo com o Departamento de Trânsito, o objetivo é garantir a segurança dos pedestres e alunos na área escolar. Agentes de trânsito irão atuar nos locais de maior concentração de veículos, evitando assim o estacionamento em local proibido, parada em fila dupla e também chamando a atenção para a travessia dos alunos na via pública.
Outro importante aliado nesse trabalho de informação são os monitores das escolas, que são treinados pela STT e desempenham papel fundamental na educação do trânsito junto aos estudantes.
De acordo com o órgão, a operação será realizada no horário de entrada e saída, das 7h às 7h45 e das 11h30 às 13h45, e deve durar até o final de fevereiro.
O monitoramente começa com as escolas particulares: nesta segunda-feira (25), Colégio Central, Progresso, Mater Amábilis, Escola Pequeno Príncipe e Guilherme de Almeida; na terça-feira (26): Colégio Cidade Maia; na quarta-feira (27): Colégio Novo Rumo; na quinta-feira (28): Colégio Parthenon (unidades Bom Clima e Vila Augusta) e na segunda-feira (1º): Colégio Torriceli (Macedo).
No dia 8 de fevereiro (segunda-feira), será a vez das seguintes escolas públicas estaduais: Glauber Rocha, Anita Saraceni, Capistrano de Abreu, Antonio de Ré, Marinha Ferreira e Conselheiro Crispiniano.
A partir do dia 9 de fevereiro (terça-feira), a atividade começará nas escolas públicas municipais: Sítio do Pica-Pau Amarelo, Ioni Gonçalves de Oliveira, José Maurício de Oliveira e Mario Quintana.
Nas faculdades e universidades, a ação da STT iniciará em duas datas: 1º e 10 de fevereiro, nos seguintes horários: das 18h30 às 19h30 e das 22h às 23h30. No dia 1º de fevereiro (segunda-feira): Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras (FAFICIL), Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (UNIFIG) e Faculdades Torriceli. E no dia 10 de fevereiro (quarta-feira): Universidade Guarulhos (UnG) – unidades Dutra e Centro.