Notícias

Prefeitura de Guarulhos desenvolve lousa digital

Guarulhos, 30 de agosto de 2012

A Tecnolousa – lousa digital desenvolvida pelos técnicos do Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Prefeitura de Guarulhos – foi apresentada às Secretarias Municipais na quarta-feira, 29, no auditório do Paço Municipal.  Pioneira na administração pública, a novidade  elimina a  exigência de capacitação do profissional para utilizá-la bem como o uso de um hardware específico, necessitando apenas de um computador, um datashow, uma caneta de laser e uma régua de infravermelho (ou qualquer coisa que a substitua como o controle do videograme Wii).

Para o gestor do DIT, Luiz Jacometti, a Tecnolousa traz um novo conceito para revolucionar a aula. “O computador vira a lousa, facilitando a vida de qualquer  professor – de uma simples aula usando figuras do retroprojetor até a mais complexa com utilização de planilha eletrônica -, sem que precise ter uma habilidade específica ou passe por um curso de qualificação”, explicou.

Desenvolvida a partir de um desafio lançado no Bate-papo de Inclusão Digital realizado em maio no município, a lousa digital tem ainda como vantagens a mobilidade para transportar e a possibilidade de gravar todo o conteúdo produzido na aula.

A Tecnolousa será apresentada ao público na 3ª Feira do Estudante nos dias 4 e 5 de setembro, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo), e ainda na tenda do Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro), entre os dias 7 e 9 de setembro.