A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) promoveu nesta quinta-feira, 13, a 2ª Guaruex. O evento reuniu autoridades e entidades da área de comércio exterior que mostraram a micros, pequenos e médios empresários exportadores e potenciais exportadores as variadas ferramentas e políticas públicas de apoio para as atividades relacionadas com este setor da economia em Guarulhos. Na oportunidade, foi anunciado o Atendimento ao Empresário Exportador, um novo serviço que começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 17, no Fácil Empresarial, com objetivo de auxiliar o empresário a entrar no mercado internacional.
O secretário Antonio Carlos de Almeida, da SDE, abriu o seminário falando sobre a infraestrutura logística em Guarulhos, números sobre a economia do município, além de seu potencial para ampliar suas relações comerciais com outros países.
A cidade ocupa hoje a 16ª posição no ranking nacional do mercado de exportação, com 365 empresas exportadoras, sendo que as quatro primeiras colocadas exportam querosene de aviação (Petrobras, Clarex, Shell e Esso), seguidas por outros produtos manufaturados no município, como os farmacêuticos e instrumentos musicais. No primeiro trimestre de 2009, a região de Guarulhos exportou US$ 377.556.887. O principal destino das exportações são Alemanha, Estados Unidos e Argentina.
O objetivo da SED e de entidades que representam os empresários no município é o crescimento destes números com a inclusão no processo de exportação, das micros, pequenas e médias empresas guarulhenses. Os atuais números mostram uma tendência de crescimento das relações internacionais de Guarulhos. Neste sentido estão sendo desenvolvidas ações como 2ª Guaruex, entre outras.