ACE-Guarulhos

Prefeito quer intermediar negociações na Volks.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), disse hoje confiar na continuidade de negociações entre a Volkswagen e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, para que as demissões de 3 mil funcionários da montadora na fábrica de São Bernardo do Campo sejam suspensas.

“Declarações das diretorias da montadora e do sindicato indicam o interesse para a manutenção das negociações”, afirmou. Segundo ele, a Agência, uma organização não governamental mista, formada por representantes dos segmentos econômicos, sociais e políticos das sete cidades que compõem o Grande ABC, está disposta a intermediar negociações entre empregados e empregadores.

“A Agência tem interesse em contribuir, assim como manifestou o prefeito de São Bernardo, Maurício Soares (PSDB), em participar desse processo”, comentou Daniel. O prefeito Maurício Soares participa hoje de encontro da Frente Nacional de Prefeitos, no Rio de Janeiro. Sua assessoria de comunicação informou que o prefeito se colocou à disposição da montadora e do sindicato para intermediar as negociações, mas não foi procurado por nenhuma das partes.

Soares foi advogado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC por 23 anos e manifestou, por meio de seus assessores, que considera fundamental a retomada imediata das negociações, sem radicalização por qualquer dos dois lados.

O prefeito Celso Daniel afirmou que, antes de procurar a Volkswagen ou o Sindicato dos Metalúrgicos, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC buscará contato com Soares. “Por uma questão de relação entre a Agência e o prefeito, e como o município de São Bernardo é o mais afetado pelo problema da Volkswagen, ele será contatado para decidirmos o que fazer”, indicou.

Sair da versão mobile