Prefeito de Campinas comentou sobre a morte
O senador Eduardo Suplicy, que esteve em Campinas ontem à tarde para uma série de palestras, disse que o prefeito Antonio da Costa Santos (PT), 49, teria comentado sobre a hipótese de sua morte.
Segundo Suplicy, Toninho teria comentado a possibilidade de sua morte com a vice-prefeita de Campinas, Izalene Tiene (PT). “Se acontecer alguma coisa comigo, você será a primeira prefeita da história de Campinas”, disse Toninho do PT a vice.
“Isso soa como uma premonição”, afirmou o senador.
Para o deputado federal petista Luciano Zica ” o assassinato de Toninho foi uma coisa aterradora”. Após saber da morte do amigo de partido, ele cancelou a viagem marcada a Brasília (DF). “A morte de Toninho significa o fim de um projeto político de cidadania. Ele só tinha uma ambição política: ser prefeito de Campinas. Para isso, se preparou a vida toda”.
Sobre a decisão de andar sem segurança pelas ruas de Campinas, Zica afirmou que esse era o ideal de igualdade de Toninho.
O prefeito de Piracicaba, José Machado (PT), afirmou ontem que ficou “perplexo e passado” com a notícia da morte do prefeito de Campinas.
“Estive nos últimos dias com ele [Toninho] no Chile e ele estava muito satisfeito com os resultados obtidos na administração no primeiro semestre”, declarou Machado.
“Ainda nem parei para pensar nas consequências disso. O impacto na militância será muito grande, onde ele gozava de muito prestígio. O ambiente no PT é o pior possível”, disse.
O líder da bancada do PT na Câmara, Paulo Búfalo, disse que ainda não se pode falar em hipóteses.
“Hoje a tarde eu vi ele em um seminário e estava muito animado”, disse.
O deputado estadual Renato Simões, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, cobrou uma apuração rigorosa da polícia sobre o caso. “O trajeto no qual ele foi assassinado era o mesmo que fazia todos os dias. Ele voltava sempre da academia que frequentava por ali, sozinho, e nunca teve problema”, disse o deputado.
“É um escândalo o que aconteceu. Estamos todos transtornados e por isso não vou levantar hipóteses sobre o caso neste momento”.
Toninho foi encontrado morto nesta segunda-feira, por volta das 22h20, com pelo menos dois tiros nas costas, debruçado na direção de seu Pálio Weekend, que bateu em uma placa, na Vila Brandina, perto do Shopping Iguatemi, fora da pista.
Os tiros foram disparos de fora do veículo e atingiram o prefeito pelas costas.
O delegado Marcos Manfrim, do 4º Distrito Policia trabalha com duas hipóteses: assassinato premeditado ou assalto.