Notícias

Prazo para recadastramento de contas

Guarulhos, 11 de dezembro de 2002

O Tesouro Nacional contabiliza 1,405 milhão de contas bancárias não recadastradas pelos seus titulares. Esse total soma um volume de recursos de R$ 348,3 milhões. O prazo final para o recadastramento dessas contas termina no próximo dia 30, segundo o Banco Central (BC).

A partir dessa data, os saldos das contas que não forem recadastradas irá para o Programa Nacional de Reforma Agrária, para fundos sociais do governo e para o Fundo de Garantia para a Promoção da Competitividade.

Pela Internet – Deve fazer o recadastramento o correntista que até 31 de dezembro de 1994, era titular de uma conta corrente em banco e não atualizou seus dados na instituição financeira. Esta será a última chance para fazer o recadastramento. A boa notícia é que os valores que estão nessas contas não recadastradas poderão ser sacados pelos seus titulares após a atualização dos dados no banco.

Para saber se existe alguma conta que precisa ser recadastrada, o correntista pode fazer uma pesquisa no site do próprio BC (www.bbc.gov.br), informando qual agência e o número da conta corrente.

Na agência – Não é possível fazer a pesquisa com base no número do CPF ou por nome do correntista. É preciso ir até a agência onde se tinha a conta e apresentar o CPF, a carteira de identidade e comprovante de residência.

As empresas têm de apresentar o cartão de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), além de documentos que identifiquem a razão social, a atividade principal, a forma e a data em que foi constituída. Se a agência na qual tinha conta tiver fechado, basta procurar outra e informar em qual endereço ela funcionava. O mesmo vale para os bancos que foram adquiridos por outras instituições. Neste caso, basta procurar o novo banco e fornecer as mesmas informações para localizar a conta.