ACE-Guarulhos

Prazo para cadastramento de pré-pago é prorrogado

O governo decidiu prorrogar por 90 dias o prazo de cadastramento dos proprietários de telefones celulares pré-pagos, que venceria na segunda-feira. Segundo o ministro das Comunicações, Miro Teixeira, o adiamento tem por objetivo facilitar a vida do consumidor, já que ainda há muita gente que não se cadastrou. O cadastramento tornou-se obrigatório por força da Lei 10.703/2003.

Segundo levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), dos 28,7 milhões de usuários de pré-pagos, apenas 16,5 milhões fizeram o cadastramento até o dia 6 de setembro. Faltava fazer 12,1 milhões de cadastros nas doze empresas que oferecem o serviço.

O cadastramento feito por telefone demora em média 2,5 minutos, e seria possível cadastrar diariamente 15 mil pessoas. Segundo cálculos da Anatel, a Vivo, que opera 13,1 milhões de pré-pagos, poderia gastar 220 dias para cadastrar seus 3,2 milhões de clientes restantes.

A empresa com o maior índice de cadastramento foi a Tim Maxitel, com 99% do seu milhão de clientes, seguido da OI TNL, com 95% de um universo de 1,8 milhão de usuários. As mais atrasadas em setembro eram a Sercontel, estatal de Londrina, que cadastrou apenas 2% dos seus 36 mil usuários, e a CTBC, que fez o registro de 9% dos seus 192 mil clientes.

José Ramos

Sair da versão mobile