Notícias

Príncipe Charles visita FHC e favela

Guarulhos, 04 de março de 2002

arteCharles, príncipe de Gales e herdeiro do trono da Grã-Bretanha, desembarcou em Brasília por volta das 7h40 desta segunda-feira. Ele veio ao país para uma visita oficial de dois dias, que teve início com uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, no Itamaraty. Charles visitará também o presidente Fernando Henrique Cardoso e irá até o Rio de Janeiro.

No Itamaraty, o príncipe visitou a exposição Os Britânicos no Brasil, pouco antes de se dirigir ao Palácio da Alvorada para um almoço com FHC. Charles segue depois para o Rio num vôo especial da British Airways. Em solo carioca, seus compromissos são uma visita ao Centro de Defesa Ambiental Alpina Briggs Marine, na Baixada Fluminense, e ao Morro do Cantagalo, em Ipanema.

O local é sede de um projeto social do Movimento Viva Rio, que conta com o apoio do governo britânico. Sua visita, porém, foi colocada em dúvida – no domingo, um confronto entre policiais e um traficante terminou com a morte do bandido. Revoltados, os moradores queimaram colchões e apedrejaram carros. Na manhã desta segunda, o clima na favela era tranqüilo.

Líderes comunitários prometeram não realizar qualquer tipo de protesto durante a visita, em que Charles conhece os trabalhos de assistência social e educação do morro. Na noite de segunda, Charles participa de uma recepção no hotel Copacabana Palace. O governador Anthony Garotinho e o prefeito Cesar Maia têm presença confirmada. Charles volta para a Inglaterra na terça-feira.