Notícias

Postos criam cartão

Guarulhos, 26 de junho de 2002

arteOs postos de combustíveis terão a partir de setembro um cartão de crédito próprio. O produto está sendo apresentado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) durante a feira Posto Shopping 2002, que vai até sexta-feira, em São Paulo. De acordo com o presidente da entidade, José Alberto Paiva Gouveia, a taxa será de 1,5% sobre as vendas – inferior à cobrada pelas administradoras de cartão de crédito, que oscila entre 2,7% e 3%

O novo produto, denominado Gascard, será concedido gratuitamente para o consumidor. A administradora R3 não cobrará anuidade pelo serviço. “Já tenho três bancos internacionais para fazer financiamento”, destacou. Gouveia ressaltou ainda que os usuários dos postos de gasolina terão benefícios nos estabelecimentos em que mais utilizarem o cartão. O presidente do Sincopetro não acredita que as administradoras decidam impedir o uso dos demais cartões de crédito como forma de retaliação ao novo produto.

Atualmente, cerca de 40% das vendas nos postos de combustíveis são feitas por meio do cartão de crédito. “A finalidade é baixar as taxas para os postos”, afirmou Gouveia. Segundo ele, o cartão do próprio segmento tem a aprovação de 98% dos empresários do setor.

Independentes: bandeira única

Os postos independentes, que não possuem contrato de exclusividade com as distribuidoras, poderão ganhar a simpatia do consumidor. Discriminados na hora da escolha da compra, esses estabelecimentos vão passar a ser reconhecidos com uma única marca: a BrasCombustíveis (BC). “Quero tirar da cabeça do consumidor que ser independente é ser picareta”, destaca o presidente Sincopetro.

A nova marca será de responsabilidade de Associação Brasileira de Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos e de Lubrificantes (Brascombustíveis), ligada ao sindicato dos donos de postos. “Vamos garantir a procedência do produto”, diz Gouveia, também presidente da entidade. A Brascombustíveis vai selecionar os vendedores por meio de leilões reversos. “Vamos batalhar o menor preço do mercado”, destaca. A associação servirá como intermediária para a definição de contratos entre postos de gasolina e distribuidores de combustíveis.

Linha de produtos

A bandeira que reunirá os independentes, a BC, está sendo anunciada na feira Posto Shopping 2002. De acordo com Gouveia, 80 postos já estão interessados em fazer parte da rede. O presidente do Sincopetro estima que cerca de 100 estabelecimentos paulistas devem formar o grupo que vai lançar a marca. O projeto prevê também que a BC se estenda para outras regiões do País. A marca deverá ainda dar nome a produtos diversos, como óleo, aditivos e filtros. Uma campanha publicitária para o lançamento da rede está prevista para agosto.

Atualmente, existem 8,5 mil postos de combustíveis no Estado de São Paulo. Segundo o presidente da Sincopetro, 1,9 mil deles não possuem bandeira. No Brasil, de um total de 28,5 mil postos, 6,3 mil são independentes.