Notícias

Portal do Gestor Público será apresentado em seminário

Guarulhos, 24 de novembro de 2009

O Portal do Gestor Público será apresentado nesta quinta-feira, 26, durante o 1º Seminário de Gestão Integrada para Estado e Municípios, que será realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital. O portal é uma ferramenta que vai integrar todos os sistemas utilizados na administração estadual (secretarias, fundações, empresas estatais etc) para facilitar o controle do gasto público e possibilitar melhor aplicação e economia nos investimentos. O evento é organizado pela Corregedoria-Geral da Administração, vinculada à Casa Civil, em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). A inscrição é gratuita e deve ser feita no www.cepam.sp.gov.br.

O presidente da Corregedoria, Rubens Naman Rizek Júnior, explica que o portal é uma interface que vai trazer a tão sonhada interoperabilidade entre sistemas de computação nos órgão estatais. Assim, será possível a todo profissional de Tecnologia da Informação do Estado, denominado gestor de TI, se comunicar diretamente com dezenas de sistemas, no futuro, por intermédio do Portal.

Reunindo informações – Rizek lembra que no começo dos anos 1990, quando o Estado iniciou a informatização de processos na administração, foram criadas dezenas de programas específicos para cada órgão estadual. Rizek comenta que esses sistemas ficaram isolados e sem “conversar” entre si. Cada vez que um gestor de TI precisa de informação é preciso navegar em vários deles até achar o que procura. “Com a interoperabilidade do portal, a vida desse profissional vai se tornar mais tranquila e produtiva”, assegura Rizek.

Ele salienta que a filosofia de seu trabalho na Corregedoria da Casa Civil é “fazer mais com menos, tornar o Estado mais ágil e menos gastador”. Durante seu trabalho, iniciado em 2007, ele descobriu que São Paulo é um dos Estados mais abundantes em números e dados, presentes em toda administração. No entanto, as informações se encontram dispersas e isoladas. “Agora, com o portal, o gestor público poderá cruzar todos as informações para gerar economia aos cofres públicos”.

Quanto se fala em controle preventivo de processos na administração pública estadual, Rizek se refere a gastos como compra de material, contratação, obras, aquisições, convênios e diárias de funcionários em viagens. Até mesmo a idoneidade de uma empresa prestadora de serviço poderá ser atestada com as informações disponíveis no portal. O seminário é a primeira fase do projeto. Depois, virão teste piloto em órgãos do Estado, acesso a municípios e até ao cidadão.

Além do controle orçamentário, o portal permite que o município administre melhor outros setores. Na educação, por exemplo, quando o gestor público municipal registrar uma matrícula escolar, o sistema da prefeitura vai informar imediatamente ao estadual. Assim, será possível verificar se o estudante está matriculado em outra cidade, se os pais estão inscritos em programas de transferência de renda e até informações sobre a carteirinha de vacinação do aluno.

A idéia de criação do Portal do Gestor Público surgiu em junho de 2007, por ocasião de um seminário sobre controle interno da administração pública. Na ocasião, Rizek ouviu a opinião dos gestores de TI presentes ao evento. “Todos queriam uma ferramenta única que integrasse os sistemas administrativos de processo.”