Distritos Policiais da cidade exibiram ontem, durante o dia, um informativo sobre greve dos policiais civis em Guarulhos, prevista para começar hoje.Apenas casos de flagrantes e homicídios serão atendidos nas delegacias da cidade.
Em reunião no dia 12 de setembro, na Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, foi decidido, após votação, que uma greve seria deflagrada a partir das 8h da manhã do dia 16 de setembro.
A legalidade desta campanha está amparada na lei 7.783/89 que, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 25 de outubro de 2007, regulamentou as greves dos servidores públicos, nos mesmos moldes das graves da iniciativa privada.
Reivindicações – Entre as reivindicações dos policiais civis estão 15% de reajuste linear aos ativos, inativos e pensionistas (retroativo a 1º de março), 12% de aumento em 2009 e 2010 e incorporação do Adicional de Local de Exercício – ALE – ao salário base em cinco parcelas, expirando-se a última em julho de 2010.
Reestruturação – Outra reivindicação que faz parte da pauta é a reestruturação das carreiras de cada instituição separadamente – Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica e aposentadoria especial.