Um pedido antigo da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), por meio de sua diretoria de vídeolocadoras e do núcleo do Empreender que reúne empresários do setor para ações conjuntas entre Prefeitura e Polícia Civil tornou-se realidade. Na sexta-feira, 27 de fevereiro, fiscais do município e policiais civis realizaram ação de combate à pirataria.
Fiscais da prefeitura levam produtos apreendidos
Desde o ano passado, o diretor de vídeolocadoras da entidade, Fernando Coelho, vem se reunindo com o delegado seccional de Guarulhos, Jurandir Correia de Sant’anna, com objetivo de unir esforços no combate ao crime de violação aos direitos autorais.
No início de fevereiro, em reunião que contou com a presença de representantes da Associação Comercial, Polícia Civil e Prefeitura, foi selado acordo para a realização de ações conjuntas. Na ocasião o delegado seccional contou que cerca de 106 mil CD’s e DVD’s abarrotavam as delegacias da cidade a espera da Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM) que se responsabiliza pela retirada dos produtos e que uma parceria com o município seria o ideal.
Coelho afirma que a ida de Decio Pompêo Junior para administração municipal – Pompêo é secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico – foi fator preponderante para que a parceria acontecesse. “Há muito tempo a polícia civil solicitava a presença da administração municipal nas blitz contra pirataria. Hoje, a parceria é realidade e o setor de vídeolocadoras que vem sofrendo com a concorrência desleal, pode respirar um pouco mais aliviado”, disse.
Decio Pompêo Junior, que também é diretor de relações institucionais da ACE-Guarulhos, garante que a ação não tem por objetivo prejudicar o ambulante em dia com o município. “A Associação Comercial e a Prefeitura sabem que existem trabalhadores devidamente em dia e que levam a sério o trabalho como ambulante. Mas, existem aqueles que estão lesando o município e os comerciantes que pagam seus tributos corretamente, principalmente o setor de vídeolocadoras. Estas pessoas, infelizmente, não terão mais espaço nas ruas da cidade”, contou.
O delegado do Garra, Douglas Dias Torres, que comandou a ação na Rua São Vicente Paulo – próximo ao calçadão – parabenizou a parceria entre as instituições. “Com a ajuda de todos estamos fazendo um trabalho mais completo, não só criminal como, também, administrativo”, disse.
A ação no centro apreendeu diversos produtos piratas como DVD’s, CD’s, relógios e roupas. Todo o material seguiu para o Garra, onde seria lavrado o boletim de ocorrência, em seguida seria encaminhado a um depósito da prefeitura.