O prefeito reeleito Elói Pietá, a vice-prefeita Eneide Maria Moreira de Lima (ambos do PT) e os 34 vereadores eleitos no último dia 3 de outubro, foram empossados no dia 1° de janeiro, no Centro Municipal de Educação Adamastor. A solenidade contou com a presença da deputada estadual Ana Maria Martins (PC do B) e do delegado seccional João Roque e de um público de mais de 800 pessoas. No local também foi realizada a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, que será presidida no próximo biênio 2005/2006) pelo vereador Gilberto Nogueira Penido (PL).
Por força do regimento interno do Legislativo, o vereador Adilson Valente (PRP) – o mais votado – assumiu os trabalhos e deu posse aos eleitos. O discurso de juramento ao cargo, tanto do prefeito como dos demais, foi o mesmo: “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, respeitando a lei e promovendo o bem geral do município”.
Elói Pietá ressaltou no seu discurso que o seu segundo mandato à frente do Executivo será marcado pela inovação, e não apenas pela continuidade administrativa. “Aqueles que me elegeram em primeiro turno não o fizeram apenas porque aprovaram a minha gestão, mas também por depositar grandes esperanças no que ainda seremos capazes de fazer”, declarou.
O prefeito também destacou a necessidade de harmonia entre a Prefeitura e a Câmara, e que a busca do bem comum deve se sobrepor a qualquer desavença política. Para ele, um prefeito nunca deve se queixar de ser fiscalizado pelos vereadores, uma vez que foi escolhido com a função de servir com honestidade seu mandato. “Acredito que o Poder Executivo acaba refletindo no Legislativo, na medida em que exerce sua função de forma corruptora. Essa imagem negativa da política guarulhense não existe mais, uma vez que temos feito uma administração voltada para o desenvolvimento da cidade e para a busca de sua identidade”, enalteceu.
A vice-prefeita aproveitou a ocasião para destacar o atual papel da mulher na sociedade e da necessidade da execução de políticas públicas voltadas especificamente para as necessidades do universo feminino. Lembrando que também é secretária de Educação, Eneide fez questão de dedicar seu segundo mandato a todas as crianças da cidade, representadas na figura do filho, Luis Felipe (10 anos). “Nesses quatro anos executamos um trabalho voltado à infância e para proporcionar a ela tudo aquilo que lhe é de direito. Para os próximos quatro, queremos oferecer às crianças muito mais do que isso, esperamos dar a elas uma vida digna como cidadã”, afirmou.
Liliana Marciano