Pietá propõe transferir custeios de segurança para GCM
O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), foi um dos destaques da primeira reunião de 2007 do Fórum Metropolitano de Segurança Pública, nesta terça-feira, dia 13, ao sugerir que o Estado assuma as custas com a instalação e funcionalidade dos organismos de segurança pública nos municípios, permitindo, assim, que esses recursos sejam investidos nas guardas civis municipais.
Realizado na sede da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, na Capital, o evento contou com a participação do secretário estadual de Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretãs Marzagão, e do coordenador geral do Fórum Metropolitano e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, além de autoridades e representantes dos 39 municípios da Grande São Paulo.
Sobre a proposta, Pietá pediu a Kassab que intercedesse junto ao Estado. “Gostaríamos que o senhor fosse o portador dessa nossa reivindicação ao governador Serra”, frisou, acrescentando que o montante hoje bancado pelos municípios poderia ser revertido em investimento nas guardas municipais.
Segundo Pietá, que coordena o Grupo de Trabalho das Guardas Civis Municipais (GCMs), Guarulhos contabiliza um gasto anual de 4,5 milhões com custeios para organismos de segurança, arcando com pagamentos de locação de prédios, contas de água, energia elétrica, telefone e até disponibilizando funcionários para os vários órgãos que funcionam na cidade. O município de Diadema tem um gasto de R$ 2,5 milhões/ano, segundo informou o prefeito José de Filippi Jr.
Outras duas reivindicações completaram a participação do prefeito de Guarulhos: a de apoio do governador à Proposta de Emenda Constitucional (PEC 534/02), que confere poder de polícia às guardas municipais, já aprovada pelo Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados; e a de um canal formal entre os prefeitos com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública. “Assim poderemos, verdadeiramente, coordenar ações conjuntas que priorizem a redução da violência nos municípios da Grande São Paulo”, justificou.
Pietá ainda propôs um encontro, em Guarulhos, entre os prefeitos que integram o GT das Guardas Municipais com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), logo após o Carnaval. O prefeito quer o apoio formal do parlamentar para acelerar a votação da PEC das Guardas Municipais na Câmara Federal.