Pesquisa revela perfil dos consumidores
Pesquisa realizada durante o segundo semestre de 2002 pelo Ipsos Brasil, instituto de pesquisa especializado em estudos de mídia e mercado, revelou o perfil sócio-econômico das classes AB, C e DE no país. Foram entrevistados 25,6 milhões de homens e mulheres entre 18 e 69 anos em oito mercados.Dos entrevistados, 36,5% pertencem à classe AB, 38,5% à classe C e 25% à DE.
O estudo mostrou que 70% das pessoas da classe C gastavam de 0,5 a 2 salários mínimos em compras no supermercado, enquanto entre a classe DE esse número caía para 62%; e da AB, para 50%. De acordo com a diretora nacional do Ipsos-Marplan, Daina Ruttul, é importante ressaltar que as pessoas da camada mais pobre, classe DE, que têm a renda mais baixa, acabam comprometendo de 18% a 75% da renda só no supermercado. “Sobra pouco dinheiro para outras atividades e gastos com demais necessidades básicas”, afirma.
Outra constatação da pesquisa é a capacidade de poupar dos indivíduos de cada camada social. O instituto apurou que a classe DE é a que possui maior dificuldade em economizar: 70% dos entrevistados afirmaram não conseguir guardar dinheiro, sendo que apenas 17% possuem caderneta de poupança. Já entre os indivíduos da classe C esse índice sobe para28%, e entre os da classe AB, o número é ainda maior, 42%.
Quando o assunto é lazer, a maioria das pessoas declarou que ouvir música está entre os passatempos mais comuns – 85% da classe AB, 84% da C e 83% da DE afirmaram possuir esse hábito. Entre as camadas mais baixas, C e DE, 73% e 71%, respectivamente, afirmaram ter o costume de receber os amigos em casa nas horas vagas. Já entre os representantes da camada AB assistir a vídeo/DVD, ir ao shopping e comer em restaurantes estão entre os hábitos mais citados.