ACE-Guarulhos

Pesquisa aponta que Guarulhos cresce acima da média nacional

Um levantamento feito recentemente pela Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos) revela um crescimento real acumulado de 13,3% no Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, entre 2002 e 2005. O valor está acima da média nacional, que foi de 10%. Em 2004 e 2005, de acordo com o órgão, o município cresceu mais de 9% ao ano.

A pesquisa tem como base a nova metodologia de cálculo das contas nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Agende, o resultado obtido por Guarulhos é conseqüência do desempenho do setor industrial, que coloca o município na 5ª posição no ranking fabril brasileiro — está atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Campos de Goytacazes e Manaus.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o bom desempenho do PIB do município se deve porque parte da economia industrial de Guarulhos já está inserida no mercado global. Prova disso é que a balança comercial da cidade apresenta resultados positivos todos os meses, segundo o Ministério de Desenvolvimento de Indústria e Comércio.

Outro dado importante apontado pela SDE é que, apesar da cidade ter uma economia bem diversificada, alguns setores se destacam de uma forma mais marcante, como as indústrias farmacêutica, de logística e de autopeças. Vale lembrar, ainda, queas principais empresas instaladas na cidade exportam para mais de cem países. A Secretaria ressalta também que, nos últimos anos, o poder público vem oferecendo cada vez mais apoio aos empreendedores, com iniciativas como o Fácil Empresarial, lei de incentivo fiscal, entre outras.

Sair da versão mobile