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Pequeno varejo adere a programa de acesso à economia digital

A Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) está lançando o projeto TEC 3000, cujo objetivo é introduzir as micros, pequenas e médias lojas do varejo na economia digital, através da informatização. Os empresários cadastrados nas associações poderão participar do e-commerce, tendo acesso à internet, e-mail, criação de loja virtual, além de implantação de softwares que controlarão toda a movimentação financeira, cadastral e de estoque das lojas.

Na cidade do Rio de Janeiro, o projeto já está em andamento na Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (SAARA), maior concentração comercial a céu aberto da América Latina, com 840 lojas e 360 sobrelojas. De acordo com Enio Carlos Bittencourt, presidente da SAARA, foi constatada urgência na implantação de um sistema que possibilitasse a união dos empresários. “Há necessidade de um instrumento de organização dos trabalhos e documentos.” Cerca de 100 comerciantes da região aceitaram o empréstimo de R$ 100 mil concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o capital de giro, revitalização das fachadas e informatização. “Alguns comerciantes decidiram investir por conta própria”, informa Bittencourt.

De acordo com o presidente da SAARA, com um recurso do BNDES, estimado em R$ 60 milhões, a entidade quer construir o Portal Cultural, um prédio onde haverá um terminal rodoviário turístico. “O Portal abrigará lojas de souvenir, um espaço para exposição e eventos, além do Museu SAARA”, diz Enio Carlos Bittencourt.

Segundo ele, os prédios estavam muito deteriorados, com fachadas danificadas e arquitetura destruída, mas o TEC 3000 possibilitou toda essa reestruturação. “É uma experiência muito positiva, os projetos de revitalização e informatização das lojas já está em funcionamento. Queremos transformar o SAARA num dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro”, acrescenta. O projeto está sendo implantado também na Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (Federaminas).

Para Gilberto Machado, coordenador do TEC 3000, essa é uma boa oportunidade para os empresários. “Em função dos elevados custos, as micro, pequenas e médias empresas muitas vezes não estão preparadas para entrar no mundo do comércio eletrônico”. Ele afirma que a construção do Portal Cultural será uma vitória. “Em função do TEC 3000, os comerciantes se uniram, o que possibilitou o desenvolvimento de uma maior integração. É um projeto ousado, mas o prédio será uma conquista deles.”

Gilberto prevê que até o final do ano o TEC 3000 seja implantado em 100 municípios do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, e chegue a todos os Estados do País até junho de 2003. A expectativa do projeto é atender 60 mil empresas no primeiro ano de funcionamento, através de Associações Comerciais em todo o Brasil.

Tatiana Assumpção

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