A visita ao Sebrae paulista teve como objetivo iniciar as negociações para participação da entidade na formulação de estratégias conjuntas para inserção das pequenas empresas do Estado. Este foi o primeiro de uma série de encontros que resultará, brevemente, num acordo de cooperação entre as entidades.
Em entrevista exclusiva à Agência Sebrae de Notícias, Quirós informou que com a reestruturação, a ApexBrasil criou um núcleo de inteligência comercial, com informações sobre 152 países, cerca de 96% do mercado mundial e, em conjunto com os Estados, está definindo as vocações produtivas regionais. “Agora sabemos o que eles compram e de quem compram. E vamos mapear o que é produzido em cada região do Brasil. Isto nos ajuda a transformar informações em oportunidades.”
E Quirós completa: “De posse destes dados será possível criar outros canais de comercialização, aproximando oferta e demanda. Conseguimos identificar, hipoteticamente, que a Alemanha é uma grande compradora de produtos médico-hospitalares, cujo pólo produtivo no Brasil fica no mesmo Estado que vende aos alemães grãos e carnes. Podemos, assim, consolidar o mercado de grãos e viabilizar o de produtos médicos.”
Desta maneira foi possível estruturar 200 projetos setoriais, onde calçados, cerâmica, equipamentos médico-hospitalar, têxtil, cosméticos, entre outros começam a ser trabalhados em novos mercados como Rússia, países da Comunidade Árabe, Índia, China, África e consolidados nos já existentes.
“Estas duas ações vem acontecendo ao mesmo tempo e esperamos, com elas, ajudar que o volume de exportações deste ano supere os US$ 68 bilhões previstos”, disse Quirós.
Em outra frente de ação, a ApexBrasil reiniciou um projeto de imagem, para mostrar ao consumidor mundial que o produto brasileiro tem qualidade, valor agregado e diversidade. Para Quirós o Brasil é um grande país, o que falta é incrementar a relação produto e imagem.
“Poucos norte-americanos sabem, por exemplo, que o suco de laranja que eles tomam diariamente é do Brasil, que os calçados comercializados nas melhores lojas de lá são confeccionados aqui e que estão voando em aviões produzidos pela Embraer. Vamos criar uma relação como a do futebol é do Brasil. Vamos mostrar que calçado é do Brasil, suco de laranja é Brasil, avião é Brasil”, disse.
Eliane Santos