Pequenas empresas ajudam as exportações
O Brasil está conquistando novos mercados no exterior com a ajuda de pequenas e médias empresas que apostam na criatividade, no design e no diferencial dos produtos do país. A estratégia tem o apoio da Apex Brasil, a agência de promoção das exportações, porque reflete um dos objetivos do governo: ampliar as vendas ao exterior de produtos com maior valor agregado.
Os calçados do estilista gaúcho Maurício Medeiros são um exemplo de produto que se tornou referência no exterior por esses atributos. São peças artesanais com formas estilizadas e cores extravagantes, que já podem ser encontradas em lojas de Estados Unidos, Chile, Alemanha, República Dominicana, Espanha, Jordânia e Austrália.
Calçados e artigos de couro brasileiros com desenho arrojado também fazem sucesso na Itália. A estilista Serpui Marie tornou-se conhecida mundialmente pelas estampas e formas criativas de suas bolsas, com referências ao Brasil. Ela participa das feiras promovidas pela Apex no exterior e costuma vender até as peças do mostruário.
A estratégia do governo para promover essas exportações diferenciadas e com alto valor agregado já começa a apresentar resultados. O valor das vendas ao exterior de micro, pequenas e médias empresas ainda é baixo, mas cresceu entre 25% e 30% em 2003, na comparação com o ano anterior. Além disso, no mesmo período, entre as 456 novas empresas brasileiras que passaram a exportar seus produtos, 342 eram micro e pequenos negócios.