As empresas estão arriscadas a ver dados importantes parando em mãos erradas, por não cuidarem apropriadamente dos computadores que são jogados fora ou dados para outras instituições.
Segundo um estudo da Remploy e-cycle, empresa britânica especializada em reciclagem, apenas 25% dos dados corporativos armazenados nos micros são eliminados quando eles são jogados fora.
Das 350 empresas pesquisadas, 75% delas disseram que venderam ou deram micros que já não serviam mais, mas apenas 23% tomaram o cuidado de eliminar as informações dos discos rígidos.
Outras 38% afirmaram que formataram os discos rígidos, o que não evita que dados importante sejam recuperados, diz a pesquisa.
Os riscos maiores estão no setor de serviços financeiros –apenas uma em oito empresas dos setor disse ter destruído as informações, segundo a Remploy.
“Isso é bastante perturbador”, disse Noel Harasyn, diretor geral da Remploy, ao site “The Register” (www.theregister.co.uk). “É louvável o fato de as companhias darem seus micros antigos para quem precisa, mas na maioria dos casos, elas não estão eliminando dados importantes.”
“Apenas reformatar e reescrever os dados uma ou duas vezes não é suficiente para evitar que as informações sejam recuperadas”, disse o executivo.