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Para o comércio, o Natal já chegou

Guarulhos, 20 de maio de 2008

Ainda faltam sete meses para a melhor data do calendário comercial, mas os lojistas já estão comprando enfeites natalinos. Papais Noéis, gnomos e bonecos de neve invadiram a 13° edição da Toys, Partiers & Christmas Fair, que acontece até amanhã no Expo Transamérica, em São Paulo. Este ano, o principal evento profissional de artigos de Natal, festas comemorativas e brinquedos da América do Sul reúne 150 expositores.

A expectativa dos organizadores é de a feira ser visitada por 14 mil pessoas, número 20% maior em relação a 2007. De acordo com o diretor do evento, Frederico Cury, em apenas quatro dias os expositores deverão comercializar 80% dos seus estoques. “Recebemos compradores do mundo todo, incluindo Europa e Estados Unidos. Nossos produtos também enfeitam as lojas estrangeiras”, diz.

Neste ano, o Natal será mais colorido. Além do tradicional vermelho, o Papai Noel aparece vestido de azul claro, verde, prata e dourado. Entre os lançamentos, estão bonecos infláveis e eletrônicos, árvores, guirlandas, bolas brilhantes e simuladores de neve. Apesar da maioria dos produtos serem chineses, alguns fabricantes nacionais se destacam.

É o caso do Artesanato Costa. O presépio em tamanho natural, com bonecos de 1,70 m, impressiona pela riqueza de detalhes e acabamento perfeito. Segundo o gerente financeiro da empresa paulistana, Edgard Medrado, 60 artesãos trabalharam 40 dias para produzir as 11 imagens. “Esse tipo de produto é vendido principalmente para shoppings e prefeituras. Dá um trabalhão, mas o resultado é gratificante”.

Em exposição na Toys, Partiers & Christmas Fair, o presépio gigante custa R$ 11 mil. Mas o produto mais vendido é o menino Jesus de 40 cm, vendido a R$ 29 a unidade. “Pretendemos comercializar 5 mil peças até o final do evento. Nossa participação na feira representa 20% da nossa receita anual de artigos de Natal”, afirma Medrado, que também trabalha com imagens de santos e outros artigos religiosos. “Pretendemos vender 15% a mais neste ano em relação a 2007”.

Otimista também está a assistente de marketing da importadora Yangzi Brasil, Caroline Castro. Segundo ela, 50% do faturamento da empresa vêm da venda de artigos natalinos. “O Natal está começando cada vez mais cedo. Neste ano, apostamos nas árvores de fibra ótica e piscas diferenciados, além do Papai Noel eletrônico que fala “feliz Natal” e mostra o bumbum”, diz. A expectativa é de as vendas aumentarem 20% em relação a 2007.

Um dos estandes mais movimentados no final de semana foi o da Cromus Embalagens. Ela trouxe para a feira sugestões de cores diferenciadas para a roupa do Papai Noel, como o azul bebê e o rosa. De acordo com o diretor comercial Sérgio Marche, a tendência veio da Europa e está agradando os brasileiros. “No ano passado, apostamos nas linhas verde, prata e dourada. Tem público para tudo. A aceitação está sendo maravilhosa, e devemos aumentar as vendas em 20% neste ano”, diz. Outros destaques são os artigos de decoração, como relógios, pratos e toalhas. “Nossa expectativa é vender 60% da linha natalina durante o evento”.

A proprietária da loja Armazém das Embalagens, Tamara Batistelli, veio de Curitiba conferir as novidades. “Adoro esse evento porque o Natal é o melhor período do varejo. Aqui, fico conhecendo as tendências e não economizo na hora de comprar. Preciso investir no meu negócio e me destacar da concorrência”, diz. Tamara pretende gastar R$ 500 mil em enfeites, embalagens e papais noéis. Os prateados da Cromus são seus preferidos. “Um luxo só”, comenta.