O consultor José Carlos Freitas assegura que a estratégia é um excelente atrativo para os clientes. Entre os cuidados necessários, o consultor ressalta que o horário de trabalho e atenção aos aspectos legais são fundamentais.
– Existe legislação específica para quem trabalha fantasiado. Por isso, se a intenção do lojista é ter o personagem trabalhando o dia todo durante finais de semana, por exemplo, é preciso contratar dois funcionários – explica Freitas.
A estratégia exige ainda atenção em relação ao fluxo de clientes. Apesar de ser este o objetivo, o trânsito dentro da loja não pode ser prejudicado, principalmente nos dias que antecedem o Natal. A qualidade do serviço é outro ponto que não pode ser esquecido, uma vez que o cliente, principalmente crianças, não podem ser frustrado.
Gastos com fantasia e brindes eventuais
Investimos cerca de R$ 50 por dia, além dos gastos com a fantasia e eventuais brindes. A melhora nas vendas chega a 10%, principalmente porque as pessoas ficam mais pré-dispostas a comprar quando se vêem envolvidas pelo clima de Natal.
Yuki Yokoi