Notícias

Palestra ensina a evitar golpes no comércio

Guarulhos, 26 de julho de 2001

A ACIG – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos realizou para um público de 100 pessoas uma palestra gratuita para comerciantes sobre “Valores do Crediário e Prevenção Contra Golpes de Estelionato e Falsificações”. O evento ocorreu no auditório da Unistore do Shopping Internacional.

O assunto que em muito interessa aos empresários e comerciantes foi abordado com êxito por Celso Amâncio, gerente nacional de crédito das Casas Bahia e superintendente do Conselho Consultivo do SCPC da ACSPE, Paulo Roberto Pimentel, inspetor de crédito das Casas Bahia.

A palestra abordou Valores do Crediário (Acesso ao crédito, modelos de crediários; auto-afirmação; orgulho; valorização pessoal; fator de contribuição; fidelização de clientes.); Prevenção Contra Golpes de Estelionato e Falsificações; Linguagem corporal/ sinais de conduta duvidosa; golpes mais comuns: clonagens de RG, CPF, cartões de crédito e cheques.; Medidas preventivas: conferência de RG, CPF, cartões de crédito e cheques; apresentação de documentos adulterados;

Com exemplos práticos foi possível orientar em três horas, os participantes a usar ferramentas na identificação do documento forjado e medidas cabíveis. “Através do material apresentado foi possível aprender muito sobre a postura do falsário e das formas utilizadas – nos mínimos detalhes – para enganar o comerciante”, avaliou Ivani Secco de Oliveira, da loja Sport Galvila. “O assunto abordado na palestra é muito bom e, como disse o palestrante, merece um evento maior como um seminário com o apoio de uma apostila. Comentei sobre o evento em nossa empresa e mais pessoas ficaram interessadas em participar. Verei se consigo agendar para nova data ou obter material com o Celso Amâncio”, relatou José Olavo de Brito Júnior, do Supermercado Cobal.

Devido ao sucesso de público a Acig planeja agendar novo evento sobre o assunto para breve.