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País tem 54 milhões de cartões de loja

Os cartões de loja com marca própria, também chamados no mercado de private label, circulam hoje entre um número maior de consumidores. Já são 54 milhões em todo o País. Total 60% maior do que o verificado pelo mercado há três anos, de 35 milhões. E acima do número de cartões de crédito que rodam no País.

Com esse crescimento, os cartões de loja se tornaram, segundo o próprio comércio, uma das principais formas de pagamento na hora das compras. Nas lojas Riachuelo, por exemplo, 75% das vendas foram pagas com o cartão da própria Riachuelo.

De olho nesses números, os estabelecimentos comerciais que ainda não lançaram seu cartão correm atrás do prejuízo. Os investimentos nos private labels têm sido tão intensos que o número de plásticos emitidos por lojas passou à frente dos cartões de crédito. Atualmente são 40 milhões de cartões de crédito. A expectativa do mercado de private label é aumentar ainda mais a distância, com um crescimento de 50% dos cartões de loja até 2006, quando a base deve atingir 80 milhões.

Formato – A explicação para o boom desse mercado está principalmente no formato do produto. As lojas não cobram pela emissão do plástico e geralmente não há a cobrança de anuidade. Também conta a favor a facilidade de acesso ao produto, já que as lojas exigem renda mensal familiar a partir de R$ 150. “Isso contribui para que a população de baixa renda tenha acesso a um mecanismo de crédito, o que ajuda a fidelizar essa clientela”, diz o presidente da Partner, consultoria especializada em serviços financeiros ao consumidor, Álvaro Musa.

A desvantagem do produto é que ele só é aceito no estabelecimento emissor. Justamente por esse motivo, as lojas procuram oferecer o maior número possível de produtos aos clientes. Há desde promoções específicas para o portador do cartão a uma série de produtos agregados, como seguros e títulos de capitalização.

Na Riachuelo, o que motiva o uso do cartão é o parcelamento em até cinco vezes sem juros para qualquer compra feita na loja. “Com os juros no patamar atual, esse acaba sendo um grande diferencial. Além disso, oferecemos bônus de 10% para novos clientes na primeira compra feita com o cartão Riachuelo”, diz José Antonio Rodrigues, gerente-geral de Crédito e Cobrança da loja. A rede de lojas têm atualmente 7,6 milhões de cartões e deve fechar o ano com 8 milhões de usuários, segundo Rodrigues.

Do cartão para banco – Na C&A, o cartão da loja foi o primeiro passo para a rede criar um banco. “Temos hoje uma base de 14 milhões de clientes no cartão, o que é um número invejável”, diz Dárcio d'Agosto Filho, gerente de Produtos Financeiros da rede. A C&A trabalha com empréstimo pessoal, seguros e títulos de capitalização. Parcela em até cinco vezes sem juros compras no cartão C&A e em até sete, com juros de 5,9% ao mês.

No Carrefour, o cartão da loja, lançado em 1988, é a principal fonte de renda para a rede. Um dos motivos para o bom desempenho, segundo o diretor de Cartões, Eric Cohen, é que compras de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e vestuário só podem ser parceladas por meio do cartão Carrefour. A rede tem quatro milhões de usuários.

Adriana Gavaça

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