A Páscoa, comemorada em abril, contribuirá para o bom desempenho dos supermercados brasileiros em 2011. A expectativa é de crescimento de 10,6% nas vendas em relação ao ano passado. A previsão foi divulgada ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que aponta a data como a segunda melhor do ano para o segmento, perdendo apenas para o Natal.
Sussumo Honda, presidente da Abras, afirma que o setor está sendo favorecido pelo câmbio, com aumento de fornecedores estrangeiros. “Temos 103 milhões de habitantes que entraram na classe C e que estão consumindo mais. O mercado está de olho neles”, diz Honda.
Animados com as perspectivas de boas vendas, os supermercados aumentaram as encomendas de produtos de Páscoa. O bacalhau registrou maior crescimento frente a igual período do ano passado (de 11,8%), seguido de peixes em geral (11,7%), ovos de Páscoa (9,7%), refrigerantes e cervejas (8%), azeites (7,8%) e vinhos nacionais (6%). Quanto aos preços dos produtos importados frente aos da Páscoa de 2010, as variações não foram significativas, ficando numa média de 2,3%, sendo que os vinhos subiram 2%; os azeites, 0,3%; e o bacalhau, 1,4%.